O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Cadastrar
Entrar
Cotar Pedir orçamentos
Seja um fornecedor
menu
Assembleias de condomínio

Guia sobre Assembleias de Condomínios - Introdução

Saiba tudo o que é preciso sobre as reuniões do seu condomínio

Por Mariana Ribeiro Desimone
30/06/10 11:37 - Atualizado há 12 dias
WhatsApp
LinkedIn
Saiba tudo o que é preciso sobre as reuniões do seu condomínio

A assembleia condominial é uma obrigação prevista no Código Civil para que os moradores possam se reunir, discutir e decidir sobre diversas questões que envolvem o condomínio. Aprovação de contas, obras, rateios, eleição de membros da administração etc são algumas das pautas debatidas nesses encontros. 

Ou seja, é o momento que permite dar voz aos condôminos e regulamenta a dinâmica do local, legitimando seu funcionamento perante à lei. Por serem tão importantes, as reuniões precisam seguir algumas regras, caso não, podem ser invalidadas.

Além disso, as assembleias de condomínio – as quais podem ser ordinárias ou extraordinárias – têm suas peculiaridades, que vão desde a convocação, quóruns, uso de procurações, bem como elaboração e distribuição da ata. 

E nos últimos anos, com o advento da tecnologia, surgiu a assembleia virtual ou digital. Embora praticadas em condomínios no Brasil há cerca de dez anos, seu uso ainda era pouco difundido – muito em função da falta de lei regulamentando o tema.

Esta discussão voltou à tona em meados de 2019, com o Projeto de Lei do Voto Eletrônico (ainda em andamento no Congresso), da senadora, Soraya Thronicke. Em 2020, assembleia virtual ganhou um impulso gigantesco com a pandemia do coronavírus, sobretudo, durante a vigência da Lei 14.010/2020, a qual autorizou, em caráter emergencial, a adesão da modalidade por todos os condomínios.

Para não restarem dúvidas, o SíndicoNet traz um guia completo sobre assembleia de condomínio com todas as informações necessárias. São 39 páginas com informações atualizadas de especialistas e partes do Código Civil. Confira e boa leitura!

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...