Criação ilegal
RJ: Cavalos são removidos de área comum de condomínio após denúncia
Criação ilegal de cavalos é interrompida em condomínio em Barra do Piraí
Caso foi divulgado pela Prefeitura de Barra do Piraí na terça-feira (12). Ação ocorreu após uma denúncia anônima.
A Prefeitura de Barra do Piraí (RJ) divulgou, na terça-feira passada (12), que uma ação conjunta entre a Secretaria Municipal de Segurança, Mobilidade Urbana e Ordem Pública de Barra do Piraí, a Secretaria de Saúde, a Superintendência do Bem-Estar Animal, a Guarda Municipal e a Polícia Militar, interrompeu uma criação ilegal de cavalos no condomínio habitacional do bairro Vale do Ipiranga.
Segundo a prefeitura, a ação ocorreu após uma denúncia anônima que informava às autoridades municipais e policiais que moradores do local estavam criando cavalos em condições indignas em uma área comum do condomínio, um espaço inapropriado e não licenciado para esse fim.
Ainda de acordo com a prefeitura, os agentes da prefeitura e da PM foram até o local e verificaram que, de fato, a denúncia se sustentava. O setor de Vigilância em Saúde atestou que não havia qualquer condição para a criação desses animais naquela área. Assim, todas as irregularidades foram autuadas e os criadores devidamente notificados.
O secretário de Segurança, Mobilidade Urbana e Ordem Pública, Rômulo Massacesi, explicou com mais detalhes o prosseguimento da ação, confirmando a resolução do caso.
"Ao recebermos a denúncia, prontamente nos dirigimos ao local para averiguar a veracidade dos fatos e concluímos que se tratava de uma criação ilegal. Com o prosseguimento da operação, removemos as construções e os currais, e os equinos foram retirados pelos próprios criadores. Já podemos dizer que a área comum do condomínio voltou a ser uma área comum", finalizou Rômulo Massacesi.
Fonte: https://g1.globo.com/rj/sul-do-rio-costa-verde/noticia/2025/08/12/criacao-ilegal-de-cavalos-e-interrompida-em-condominio-em-barra-do-pirai.ghtml