Fui eleito síndico

Cuidando da área comum

Primeiros passos

  • O síndico é responsável pelo gerenciamento das áreas e equipamentos de uso comum - ou seja, tudo o que há no condomínio que não pertence às unidades.
  • O Regulamento Interno (RI) do seu condomínio deve prever regras para o uso correto da maior parte destas áreas e equipamentos, como salão de festas e elevador.
  • Do mesmo modo, o RI também deve definir multas para o uso incorreto. Quem deve aplicar as multas é o síndico. O condômino multado deve ter o direito de se defender em assembleia, que em última instância decide se a penalidade deve ser mantida ou não.
  • Caso você queira aplicar uma política de tolerância, envie uma cartas de advertência na primeira vez que um condômino violar uma regra do RI. Neste caso, a multa fica para a reincidência. 
  • Mudanças no RI devem ser aprovadas em assembleia, pelo quórum previsto na convenção. Geralmente é preciso do voto de 2/3 (dois terços) dos condôminos.

Primeiro passo

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...