Condomínios Comerciais

Divisão de despesas

- O novo Código Civil, em seu artigo 1.336, torna obrigatória a divisão de despesas por fração ideal.

- O artigo 1.340 estabelece que as despesas relativas a partes comuns de uso exclusivo de um condômino, ou de algum deles, incumbem a quem delas se serve. Isto é válido, por exemplo, para lojas no térreo que não usam elevador.

- Abaixo, o que dizem os artigos 1.336 e 1.340 sobre a divisão de despesas:

Art. 1.336. São deveres do condômino:

I - Contribuir para as despesas do condomínio, na proporção de suas frações ideais;

§ 1o O condômino que não pagar a sua contribuição ficará sujeito aos juros moratórios convencionados ou, não sendo previstos, os de um por cento ao mês e multa de até dois por cento sobre o débito.

Art. 1.340. As despesas relativas a partes comuns de uso exclusivo de um condômino, ou de alguns deles, incumbem a quem delas se serve.

- Obras devem ter orçamento aprovado em assembleia. Exceção: obras emergenciais de baixo custo. Saiba mais sobre quórum.

Itens relacionados

Código Civil: capítulo sobre condomínios

Guia SíndicoNet Despesas

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...