O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Resultados das enquetes

Duração de assembleia

Última enquete do Síndiconet perguntou quanto tempo dura o encontro no seu condomínio

Última enquete do Síndiconet perguntou quanto tempo dura o encontro no seu condomínio

É geralmente nos primeiros meses do ano que se concentram as assembleias gerais ordinárias, também chamadas de A.G.Os.

Esse tipo de assembleia deve ser convocada uma vez por ano: é nessa oportunidade que o síndico deve prestar contas para a coletividade.

Mesmo todos os condôminos tendo consciência da importância da sua presença nesses encontros, sua longa duração pode ser um motivo para afastá-los.

"Creio que a duração ideal de uma assembleia seja de duas horas", aponta Gabriel Karpat, diretor da administradora GK e colunista SíndicoNet.

Felizmente, a opção mais votada foi a considerada ideal: a assembleia que dura de 1h30 à 2h30.  A segunda mais escolhida foi a faixa de duração de 2h30 à 3h30, com 30% dos votos,  seguida de assembleias de 1h30, opção de 20% dos participantes. 

assembleias com duração superior de 3h30 somaram apenas 10% dos votos. 

Sobre encontros de longuíssima duração, que devem ser evitados, Gabriel Karpat sugere que o síndico chame mais assembleias durante o ano.

"O melhor é diluir os assuntos ao longo do ano e também oferecer materiais de consulta antes da assembleia, para que os moradores tenham condições de se inteirar do assunto e já chegar 'estudados' para o encontro", ensina Gabriel.

Fontes consultadas: Gabriel Karpat, diretor da administradora GK e colunista do SíndicoNet

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...