O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Economia de energia

Economize luz na garagem

Pequenas mudanças geram economia significativa

  • Nas garagens, sempre que possível, ilumine somente as áreas de circulação dos veículos e não os boxes;
  • É melhor utilizar poucas lâmpadas de maior intensidade luminosa ao invés de várias lâmpadas de menor intensidade. Geralmente, para lâmpadas de um mesmo tipo, as de maior potência são mais eficientes que as de potência menor, ou seja, iluminam mais gastando menos;
  • Se a garagem subterrânea possui luminárias com lâmpadas fluorescentes sendo comandadas em grupo, estude a possibilidade de instalação de interruptores tipo pêra, por exemplo, que permitirão o desligamento parcial de determinadas lâmpadas evitando-se a iluminação plena;
  • Rebaixe as luminárias instaladas entre as vigas do teto da garagem. Dessa forma o nível de iluminação aumentará, podendo-se inclusive reduzir o número de lâmpadas acessas.
  • Não se esqueça de quando for desativar uma ou mais lâmpadas fluorescentes, desligar também o reator, caso contrário, ele continuará consumindo energia.
  • A utilização de sensores de presença em garagens pode significar uma redução de até 67% em relação ao consumo de energia em ambientes sem o equipamento.

Exemplo
 
Uma garagem subterrânea contendo 20 vagas e sendo iluminada através de 15 lâmpadas incandescentes de 60 watts, funcionando 12 horas por dia (período noturno – 18hs00 às 06hs00).
 
Sem sensor de presença
 
 
 
Consumo Mensal = nº lâmp x pot lâmp x horas de uso dia x 30 dias
                                                          1000
 
Consumo Mensal = 15 lâmp x 60 Watts x 12 h/dia x 30dias
                                                       1000
 
Consumo mensal = 324 kwh/mês
 
 
Com sensor de presença
 
 
Consumo Mensal = nº lâmp x pot lâmp x horas de uso dia x 30 dias
                                                              1000
 
Consumo Mensal = 15 lâmp x 60 Watts x 4 h/dia x 30dias
                                                         1000
 
Consumo mensal = 108 kwh/mês
 
Minuteria
 
 
 
Consumo Mensal = nº lâmp x pot lâmp x horas de uso dia x 30 dias
                                                          1000
 
Consumo Mensal = 15 lâmp x 60 watts x 6h/dia x 30 dias
                                                             1000
                                   
 
Consumo mensal = 162 kwh/mês
 
No sistema de minuterias a economia pode chegar a 70% .
Exemplo: Uma utilização de 24 h/dia de consumo em uma garagem pode reduzir, com o sistema de minuterias, o número horas utilizadas, chegando a 6h /7h de consumo no dia.  
 

No exemplo acima são consideradas 4 solicitações diárias do equipamento por cada veículo, totalizando 80, com o sensor ajustado por um período de tempo de 3 minutos para o ciclo liga/desliga.

Portanto, a economia mensal de energia elétrica em relação ao sistema em sensor de presença passa a ser de 216 Kwh ou da ordem de 67%.

  • Desligamento programado para garagens é sistema de minuteria, mas é um método ultrapassado. Sendo substituído pelos sensores de presença, que além de mais cômodos, pois ascendem a luz apenas com a presença de alguém sem a necessidade do acionamento da luz e apaga conforme programação: tempo determinado ou sem a presença no ambiente. 
  • Troque as lâmpadas incandescentes de 60 W por fluorescentes de 20 W e tenha economia de 64% no consumo de energia. Utilizando-se fluorescentes de 40 W a economia poderá chegar a 70%.  No caso de utilização de sensores, atende para a utilização de tipos de lâmpadas adequado ao equipamento.

Dica: Algumas empresas oferecem modelos de lâmpadas em tipo espiral, que comparado com as lâmpadas incandescentes tradicionais economizam até 70% mais energia.

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...