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Joaquim Venancio

Black Friday 2022: seu condomínio está preparado?

Portarias e rotina dos condomínios devem sofrer forte impacto em uma das principais datas do consumo brasileiro. Volume de entregas de encomendas tende a crescer, em média, 15% na Black Friday deste ano, em relação aos meses anteriores

03/11/22 03:42 - Atualizado há 1 ano
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Pessoa segura com uma mão 4 caixas de encomendas escrito Black Friday e com a outra toca o interfone de um condomínio

Após se consolidar como uma das mais importantes datas do calendário do varejo nacional - impulsionada pelo crescimento do e-commerce no Brasil - a Black Friday se aproxima e com ela cresce uma preocupação relevante para os síndicos e funcionários de condomínios: a gestão adequada da enxurrada de encomendas, com chegada prevista para o mês de dezembro.

O consumo na internet já era um hábito do brasileiro, mas aumentou muito durante a pandemia. É justamente para este cenário de crescimento do comércio eletrônico que os condomínios precisam estar prontos e aptos a receber um volume consideravelmente maior no mês de dezembro, em comparação com novembro e os demais meses do ano.

É o que mostram dados do NokNox, aplicativo que lidero aqui no grupo QuintoAndar que possui uma plataforma de moradia que conecta moradores de condomínios a síndicos, porteiros e prestadores de serviços.

De acordo com insights coletados por nós aqui na empresa, a expectativa é que a Black Friday 2022 tenha um crescimento de, pelo menos, 15% no volume de encomendas recebidas nos condomínios no mês de dezembro, em comparação com o mês anterior.

Black November

Em 2022, a Black Friday acontece em 25 de novembro. Mas vale lembrar que algumas gigantes do varejo já operam com o “Black November”, promoções que antecedem a Black Friday.

E esse fenômeno também deve antecipar e aumentar a chegada de encomendas nos condomínios. Ainda segundo nossos dados do NokNox, novembro de 2022 tende a ter 4% a mais de encomendas em relação a novembro de 2021.

Impacto na gestão de encomendas nos condomínios

Em termos práticos, o que muda? No caso de um condomínio residencial com 328 unidades, por exemplo, a média mensal de objetos registrados na portaria salta de 1.387 para 1.700 na Black Friday.

Ou seja, cada apartamento recebe, em média, 5,4 encomendas por mês durante a Black Friday. Fora da Black Friday, esse número cai para 4,2 pacotes por apartamento.

A conclusão é que a Black Friday adiciona, pelo menos, uma a duas encomendas por apartamento. Então, para exemplificar a dimensão: se um condomínio clube tem 1.200 apartamentos, a portaria receberá, em média, 1.440 encomendas a mais em dezembro, impulsionadas pela Black Friday.

Horário de chegada X Horário de retirada de encomendas

Outro dado interessante é o horário de entrega de encomendas nos condomínios versus o horário de retirada dos pedidos pelos moradores.

Nos condomínios em que o NokNox está presente, até o mês de outubro, mais da metade das encomendas foi retirada em menos de 3h. Veja os detalhes:

  • 13 mil encomendas retiradas em menos de 5 minutos
  • 51.600 encomendas retiradas em meia hora (17% dos pacotes)
  • 143.500 encomendas retiradas em até 1h  (28,7%)

Mais de meio milhão de encomendas foram recebidas nos condomínios NokNox de janeiro a outubro de 2022. A tendência é que os pedidos da Black Friday sejam retirados pelos moradores 1h antes que em períodos normais.

Com o aumento de volume de encomendas na Black Friday, é importante que os síndicos estejam atentos à gestão mais eficiente de entrega dos pedidos para reduzir o tempo de retirada de objetos e não sobrecarregar as portarias dos condomínios. 

O horário de chegada das encomendas segue um padrão. O maior volume de entregas acontece entre 11h e 17h, com pico às 15h.

Aplicativos para condomínios

Essa projeção de avanço na Black Friday também torna ainda mais relevantes os aplicativos para condomínios, que podem apoiar a gestão de encomendas por conta da praticidade, transparência e agilidade na comunicação com os condôminos.

A ferramenta emite alertas no celular do morador, rastreáveis para fins de controle e relatórios, entre outros fatores.

Nos condomínios adeptos de aplicativos, o morador é informado da chegada de uma encomenda pelo sistema e não mais pelo interfone, e as pessoas vão retirar na portaria ou no administrativo.

De acordo com o Censo SíndicoNet, realizado com mais de 5 mil pessoas em todo o país, 34,3% dos condomínios ouvidos utilizam aplicativos para registrar ocorrências, envio de comunicados, fazer reservas, responder enquetes, entre outras ações.

Outro insight do Censo é que os moradores de condomínios vêm utilizando cada vez mais essa tecnologia, mas ainda com baixo engajamento: 12% não usam e quase 50% utilizam, mas com pouca frequência.

O aplicativo NokNox opera em todas as regiões brasileiras, com uma base de quase 46 mil usuários cadastrados e cerca de 135 mil unidades habitacionais em mais de 1000 condomínios – cerca de 67% dos usuários utilizam o aplicativo todas as semanas, ou seja, um engajamento bem maior do que a média dos demais aplicativos apontada pelo Censo.

O que faz uma encomenda ficar pouco tempo na portaria?

É essencial que os condomínios utilizem uma solução que ajude a reduzir o tempo em que as entregas ou correspondências fiquem na portaria. Por isso, a tecnologia é imprescindível nesse sentido. Recomendamos, então:

  • Utilizar uma solução que cadastre a encomenda e comunique instantaneamente os moradores por meio do celular; 
  • Conseguir avisar e enviar lembretes automáticos a todos os moradores do apartamento cadastrados no app;
  • Esse processo ágil diminui os riscos de extravio ou questionamentos diversos ao condomínio e respectivos síndicos

Regras claras na gestão de encomendas e correspondências

Também é importante se atentar a aspectos legais na gestão de encomendas e correspondências em condomínios.

De acordo com fontes ouvidas pelo portal SíndicoNet, o recebimento de encomendas e correspondências por parte de prepostos do condomínio, em nome dos condôminos ou do próprio condomínio, exige a adoção de logística compatível com a importância dos atos, sob pena de responsabilidade civil pelos danos causados, e, em alguns casos, até mesmo criminal.

Assim, é de fundamental importância que se estabeleçam regras no regimento interno do condomínio, fruto da participação e decisão dos condôminos em assembleia, para legitimar o procedimento a ser implementado.

Sem limitações formais a direitos e obrigações, o condomínio estará diante de uma terra ‘sem leis’, com espaços para os famosos ‘jeitinhos’, em que inevitavelmente todas as responsabilidades recairão sobre o condomínio e para o síndico.

Curva tecnológica nos condomínios

Ainda de acordo com o Censo SíndicoNet, a curva de adesão tecnológica no setor condominial cresceu de forma significativa durante a pandemia. Segundo dados da pesquisa, portarias remotas, uso de apps e assembleias virtuais estão cada vez mais presentes em condomínios no Brasil.

O Censo SíndicoNet mostra também que 12% dos condomínios já utilizam portaria virtual ou remota. Outros 36% dos gestores disseram ainda não usar, mas consideram a ferramenta como uma opção futura. No Censo de 2018, apenas 7,7% dos condomínios usavam portaria virtual ou remota. Um crescimento de 55,85% em 3 anos.

Por fim, seguramente, com uma gestão adequada aliada à uma tecnologia eficiente, a Black Friday 2022 tem tudo para ser um sucesso de logística nos condomínios brasileiros.

(*) Joaquim Venancio é CEO do NokNox e tem mais de 25 anos de sólida experiência nas áreas de marketing, tecnologia e transformação digital.

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