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Vida em condomínio

Networking em condomínio: 5 passos para estreitar laços com os vizinhos

O networking em condomínio serve tanto para fazer amizades quanto para vender seus produtos ou serviços. Porém, é preciso conhecer as boas práticas e cumprir as regras estabelecidas em regimento interno e convenção

13/07/22 06:03 - Atualizado há 1 ano
WhatsApp
LinkedIn
duas pessoas se cumprimentando, apertando as mãos, fazendo networking em condomínio

Você já pensou em fazer networking em condomínio? Se essa ideia ainda não passou pela sua cabeça, saiba que está perdendo uma oportunidade. Afinal, em um ambiente com uma quantidade maior de gente, é a chance de criar e estreitar laços com outras pessoas, seja para fazer amizades, seja para divulgar seus serviços e fazer negócios.

Porém, é preciso conhecer as boas práticas para evitar a insistência. Isso porque o ideal é deixar o desconforto de lado para não ter conflitos com outros moradores — o que é oposto ao desejado.

Então, como fazer o networking no seu condomínio de forma eficiente? Explicamos neste material, então confira as dicas!

O que é networking?

O networking se refere a uma rede de contatos profissional formada com possíveis clientes e parceiros. O propósito é ter uma lista de pessoas que podem auxiliar o seu desenvolvimento de alguma maneira, porque elas:

  • Conhecem o seu ramo de atuação;
  • Podem dar conselhos positivos, que tragam bons resultados para sua carreira;
  • Têm bons contatos;
  • Indicam seu nome para outras pessoas (ou têm potencial de fazer isso).

De qualquer forma, o networking pode ser estabelecido em qualquer lugar, inclusive no condomínio. Para quem atua com vendas ou prestação de serviços, por exemplo, essa é a oportunidade de conquistar clientes.

Você também pode usar esse recurso para conhecer pessoas e fazer amizades. Nesse caso, o foco é estreitar os laços mesmo, sem se preocupar com as questões profissionais. Ainda assim, é uma boa possibilidade de usar as mesmas técnicas para conhecer pessoas.

Por que fazer o networking em condomínio?

O objetivo dessa prática é garantir que as pessoas interajam e troquem informações sobre carreira e produtos e serviços que oferecem. Em alguns casos, você pode até conseguir uma vaga no mercado de trabalho.

Isso porque a consultoria Right Management mostrou que 70% das contratações são resultado de indicação de outros profissionais. Além disso, moradores de muitos condomínios criaram grupos de vendas e oferta de serviços durante a pandemia.

A prática estreitou os laços entre os moradores, fortaleceu a renda de quem precisava e trouxe praticidade para quem usufruiu do que foi oferecido. Ou seja, o networking no condomínio gerou uma relação de ganha-ganha.

5 passos para fazer networking com os moradores

Para fazer um bom networking em condomínio, é fundamental aplicar boas práticas. A relação deve ser de respeito, primordialmente.

Mandar várias mensagens em um grupo ou bater na porta dos vizinhos pode ser percebido como inconveniente por algumas pessoas. Então, o que fazer? Vamos apresentar algumas boas ações para você evitar problemas. Confira!

1. Elabore uma lista de conhecidos

Comece anotando todos os vizinhos que já conhece. Podem ser aqueles com quem você já interage ou aqueles para quem apenas dá “oi” no corredor. Ter essa noção é o começo do networking em condomínio.

Em seguida, organize a lista destacando os contatos que são íntimos, frequentes, esporádicos, ausentes e que gostaria de ter. Você pode criar um recado e deixar embaixo da porta, na caixa de correio ou até mesmo entregar pessoalmente.

2. Converse com o síndico

Comente sobre a sua vontade de fazer networking no condomínio. Pergunte ao síndico se existe alguma restrição pelo regimento interno ou se a convenção condominial destaca alguma prática a ser seguida.

Por exemplo, muitos condomínios usam o WhatsApp para comunicação com os moradores. Outros preferem utilizar um aplicativo de gestão. Assim, pode ser deixado um espaço específico para a divulgação de serviços, o que ajuda a formar um bom networking.

Além disso, essa é uma forma de evitar o tumulto em locais inadequados, o que pode até gerar uma advertência. Ainda é possível saber o que é permitido para evitar reclamações de outros moradores — afinal, é preciso manter o respeito à privacidade durante a sua abordagem.

3. Use os canais certos

Depois de verificar com o síndico o que você pode fazer, siga as orientações repassadas por ele. Essa é uma maneira de evitar problemas e aproveitar os pontos de interação disponíveis.

Por exemplo, se o síndico permitir a colocação de um folder no mural, faça isso destacando o seu número de telefone pessoal. Por sua vez, se ele preferir uma mensagem no grupo de WhatsApp do condomínio, faça uma mensagem rápida explicando o que faz e se colocando à disposição para tirar dúvidas.

Há condomínios que ainda realizam feiras internas com o objetivo de divulgação de produtos e serviços entre os vizinhos. Se o seu ainda não faz e há potencial, sugira a ideia ao síndico!

Perceba que, ao conversar com o síndico, ele vai sinalizar onde a divulgação pode ser feita. Pode ser em um grupo de WhatsApp, em um app com função de classificados, em uma lista específica com os dados dos profissionais liberais existentes no condomínio ou em uma feira mensal. De qualquer forma, os moradores sabem que nesses locais podem encontrar:

  • Vendedores;
  • Personal trainer;
  • Professores de idiomas;
  • Dog walker e pet sitter;
  • Confeiteiras;
  • Costureiras;
  • Maquiadores;
  • Cabeleireiros;
  • Advogados;
  • Médicos.

4. Compareça em assembleias e outros eventos

Utilize os momentos de encontros entre os moradores para se tornar conhecido e conversar com mais pessoas. As assembleias são situações formais, mas também podem servir para uma confraternização.

Converse com as pessoas, encontre pontos em comum com os vizinhos e mostre o que você faz.

Se houver uma boa recepção, mantenha o contato frequente, enviando mensagens, catálogo de produtos e o que mais achar relevante. No entanto, solicite o número pessoal para evitar incômodos a outros moradores.

5. Mantenha frequência nos contatos

Você não vai enviar mensagens o tempo todo para os vizinhos. A ideia é perceber aqueles que gostarem da sua ideia e manter uma frequência de contatos. Pode ser para jogar conversa fora, mostrar as novidades, reforçar a proximidade de uma data comemorativa etc.

Perceba que a proposta é mais focada em construir laços do que falar do que você vende. Caso contrário, fica parecendo que você busca os vizinhos apenas por interesse.

Seguindo essas dicas, você mantém boas conversas com os vizinhos e ainda pode vender seus produtos ou serviços via networking em condomínio. Tudo sem ignorar as regras e sem atrapalhar os moradores que preferem a privacidade.

Quer ver mais dicas sobre como construir uma boa relação com os vizinhos? Confira nosso guia sobre cordialidade em condomínios!

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