O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Cadastrar
Entrar
Cotar Pedir orçamentos
Seja um fornecedor
menu
Segurança

Plataformas colaborativas ajudam na segurança de SP

Cidadão paulistano pode contribuir e se beneficiar de duas iniciativas da prefeitura: app SP+Segura e City Câmeras

sexta-feira, 11 de outubro de 2019
WhatsApp
LinkedIn
Cidadão paulistano pode contribuir e se beneficiar de duas iniciativas da prefeitura: app SP+Segura e City Câmeras

O cidadão paulistano pode colaborar ativamente com a sua segurança pessoal, do condomínio e da cidade a partir do uso de duas plataformas digitais criadas pela prefeitura de São Paulo: aplicativo SP+Segura e City Câmeras.

“Os cidadãos poderão alimentar as duas plataformas com informações e imagens, colaborando com a prevenção criminal”, explica José Roberto Rodrigues de Oliveira, secretário de segurança urbana da cidade de São Paulo.

O app SP+Segura foi lançado em novembro de 2017 para facilitar o acesso à informação em tempo real. Nele, os usuários podem avisar uns aos outros e ao poder público sobre ocorrências diversas, como por exemplo, pessoas suspeitas, roubo, furto, falta de luz, queda de árvore, pichação, ou qualquer outro tipo de crime.

O usuário envia informações, em formato de textos, fotos ou vídeos, sobre o que está acontecendo na cidade. Ainda existe a opção de ligar para o órgão público responsável para acioná-lo, quando for necessário.

São diversos módulos do aplicativo, como:

  • Módulo Cidadão: com Geolocalização, permite enviar alertas em tempo real.
  • Módulo Viatura: permite à patrulha atender chamada de ocorrências próximas à viatura, além de comunicação com o Centro de Controle.
  • Módulo CICC (Centro Integrado de Comando e Controle): permite ao departamento acompanhar as viaturas ou patrulhas em tempo real no mapa, alertas do cidadão.
  • Módulo Gestor: permite ao gestor coletar informações estatísticas e estratégicas para tomada de decisões.
  • Módulo Prefeitura: permite ao gestor receber ocorrências ou denúncias do cidadão em tempo real.

Conheça e baixe o app SP+Segura na sua loja de aplicativo: Play Store ou Apple Store.

O app ainda tem opções para fazer boletim de ocorrência eletrônica e “Vizinhança Solidária”, programa do governo estadual, em que o cidadão pode criar o seu próprio grupo de vizinhos, com botão do pânico que envia alertas para os integrantes. 

“Queremos que as pessoas tenham o app como uma ferramenta de cidadania. O mais importante é a comunidade unida, que conhece quem vive no mesmo espaço, identifica quem é de fora e aciona a segurança, conseguindo impedir a entrada de oportunistas”, diz Oliveira.  

O City Câmeras alia segurança, tecnologia e participação dos cidadãos formando uma rede de monitoramento em que se somam câmeras dos órgãos públicos e imagens das câmeras de segurança residenciais de pontos comerciais.

No total, o programa já conta com 2.909 câmeras conectadas à plataforma na cidade de São Paulo, número que vem crescendo com novas adesões. Os dados de todas as câmeras ficam registrados por até sete dias na nuvem, o que ajuda também na investigação de crimes.

“A informações e imagens fornecidas pelos cidadãos são importantes para alimentar um banco de dados para ações preventivas, de monitoramento, são elementos que podem ser usados na investigação policial. Isso ajuda a criar um ambiente mais seguro”, comenta o secretário municipal.

Fonte: José Roberto Rodrigues de Oliveira (secretário de segurança urbana da cidade de São Paulo)

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...