Síndico de destaque

Síndico tira condomínio do vermelho em três anos de gestão

Hugo Ribeiro assumiu o empreendimento com várias contas atrasadas, cobrança de inadimplência parada e apenas R$ 15 mil no caixa. Hoje, acumula R$ 400 mil

19/05/22 12:12 - Atualizado há 1 ano
Homem posa de braços cruzados em frente à entrada do condomínio onde administra
Além de organizar as finanças do condomínio, o síndico Hugo fez fundo de reserva e benfeitorias
Arquivo pessoal

O advogado e síndico profissional Hugo Ribeiro assumiu a gestão do condomínio Oásis Ecovida, em Osasco (SP), de três torres e 345 unidades, com apenas R$ 15 mil reais de saldo na conta. Disposto a recuperar a economia do empreendimento, precisou tomar uma série de providências logo no início da administração.

Para isso, alterou diversas diretrizes da antiga gestão, como o pagamento parcelado no cartão de crédito, que foi cancelado. Esse não foi o único passo para tirar o condomínio do sufoco.

Hugo fez vários acordos com empresas terceirizadas e prestadoras de serviços para o condomínio. Segundo ele, isso foi essencial para o sucesso de sua administração.

Uma das negociações foi com a empresa de manutenção de elevadores do empreendimento, cujo acordo economizou R$ 35 mil reais para a gestão.

A inadimplência também era um grande problema no Oásis Ecovida. O síndico deu andamento aos processos de cobrança que estavam parados e garantiu o recebimento de R$ 250 mil na Justiça.

Dessa forma e pagando sempre à vista, o síndico quitou as contas atrasadas e passou a guardar um pouco de dinheiro no final de cada mês, valor que atualmente compõe um fundo de reserva de cerca de R$ 400 mil, aplicados no banco pelo novo gestor.

Recuperação da conta do condomínio

• Acordos com parceiros do condomínio;
  • Reorganização da situação fiscal;
  • Reorganização dos contratos dos terceirizados;
  • Cancelamento do cartão de crédito;
  • Redução dos funcionários da limpeza;
  • Reorganização das atribuições de funcionários;
  • Andamento dos processos de inadimplência;
  • Formação de fundo de reserva e aplicação do dinheiro do condomínio.

Benfeitorias

Hugo iniciou o processo de melhorias e benfeitorias após a retomada do caixa do condomínio. A primeira providência foi em relação à manutenção geral, como o conserto das cadeiras da piscina, que estavam quebradas.

"O condomínio estava completamente abandonado quando assumi o cargo. A manutenção e a contratação de um auxiliar foi primordial para deixar tudo em ordem", contou.

• Neste vídeo, o engenheiro manutencista Felipe Lima explica que a manutenção predial é essencial para garantir a saúde e a segurança dos moradores. Entenda:

Também contrataram um auxiliar de limpeza que ajuda no recolhimento do lixo pela manhã e, à tarde, na manutenção do condomínio.

Entre outras benfeitorias, houve a instalação de um mercadinho, cuja receita é de aproximadamente R$ 2 mil por mês. Segundo o síndico, o valor ajuda nas despesas condominiais.

Confira as melhorias e obras realizadas pelo síndico:

Melhorias futuras

A assembleia condominial deste ano decidiu que a melhoria a ser realizada neste ano diz respeito à nova lixeira, que ficará no fundo do empreendimento. Como a atual está na frente, prejudica a estética do condomínio.

Hugo garante que a obra não terá custo extra para o condômino e será no valor de R$ 50 mil no total.

Ainda, há outro projeto em estudo: a instalação de leitura facial no controle de acesso da portaria. O investimento é estimado em R$ 50 mil para o condomínio e traria mais segurança para os moradores.