O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Jurídico


Veículo danificado

GO: Condomínio não tem dever de indenizar moradora, decide juíza

quinta-feira, 7 de agosto de 2025
WhatsApp
LinkedIn

Justiça livra condomínio de indenizar dona de HB20 danificado na garagem, em Goiânia

Dona do HB20 argumentava que condomínio foi omisso no dever de vigiar e controlar os carros na garagem

Uma decisão da juíza Raquel Rocha Lemos, do 4º Juizado Especial Cível de Goiânia, isentou um condomínio de Goiânia de pagar indenização à dona de um Hyundai HB20 que teve o carro avariado na garagem de casa. A mulher pedia R$ 960 em danos materiais e R$ 10 mil em danos morais. A sentença foi assinada no dia 16 de julho desse ano.

O fato aconteceu entre os dias 06 e 07 de janeiro de 2024, e a mulher relatou ter tido dificuldade para acessar as imagens das câmeras de segurança. O síndico do condomínio alegou que só poderia cedê-las mediante determinação judicial ou a pedido da polícia. Ela então processou o condomínio e avocou o artigo 186 do Código Civil.

Esse artigo estabelece que “aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilícito”. No entanto, a juíza Raquel Rocha Lemos ponderou não só que a responsabilidade civil do condomínio não é automática, como inexiste na maioria dos casos.

A juíza recorreu à jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça e do próprio Tribunal de Justiça de Goiás para dar amparo ao entendimento dela. A do STJ diz respeito a um caso de homicídio doloso praticado por um vigia terceirizado contra um morador, e o ministro Luís Felipe Salomão entendeu, em 2009, que o condomínio não podia ser responsabilizado pelo crime.

Em outra jurisprudência citada pela juíza, o desembargador Elton Martinez Carvalho Leme, do TJ de Goiás, isentou um condomínio do dever de indenizar um dono de veículo avariado, embora esse morador tenha argumentado que o prédio era culpado pela ausência de vigilância e de controle de veículos. O julgamento aconteceu no dia 22 de outubro de 2014.

Fonte: https://www.maisgoias.com.br/cidades/justica-livra-condominio-de-indenizar-dona-de-hb20-danificado-na-garagem-em-goiania/

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet