Pergunta

Parcipação de imobiliarias ou admistradoras em assembleias de condominio

Por Marcel
1 ano

Uma Imobiliária que intermediou a locação de 39 aptos em meu edificio compareceu recentemente a uma assmbleia do condominio e sozinha formou maioria e venceu a votação. Pergunta: Uma administrador pode votar e assembleia do condominio nos lugar dos condominos (proprietarios ou inquilinos)? Eles alegam ter a procuração em nome dos proprietarios

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (5)

Desde que eles apresentem as procurações e as unidades representadas por ela estejam adimplentes ela pode votar. Consulte sua convenção para saber se não há restrição ao uso de procurações, no meu condomínio por exemplo é vedado ao sindico, sub-sindico, membros do conselho consultivo e seus parentes até 3º grau, assim como não é permitido que uma mesma pessoa possa portar mais de uma procuração.

Marco Carvalho


Com procuração dos proprietários sim. E eles "alegaram" não quer dizer nada. Por que vocês não exigiram que eles apresentassem cada uma das procurações? E detalhe: quem outorga poder de representação em assembleia é proprietário e não inquilino.

Cabe observar se a procuração foi dada a uma pessoa física, e neste caso basta ele apresentar RG, ou a uma pessoa jurídica que nesse caso deve apresentar documentação pertinente para se saber se quem estava na assembleia realmente responde pela "empresa" imobiliária.

Me parece que vocês bobearam?

Gestora de Imóveis - Graduada Universidade CESUMAR. Pós Graduada SENAC. Mediação e Arbitragem TASP.
contato: mari.marta_imoveis@hotmail.com


Eles devem apresentar procuração com firma reconhecida de cada proprietário e com poderes especiais para a participação em assembleia e o ideal é que conste isso de ata. Importante também que seja verificado o que dispõe na convenção do condomínio.

lb-gimenez@bol.com.br


Marcel, bom dia. O presidente da mesa não exigiu as procurações no inicio da assembleia? Este é o procedimento correto. Eles alegam ter? Procuração para assembleia é específica e tem que ser arquivada junto com a ata.


a procuração é valida sim nestes casos, não tem nem o que contesta, maioria vence acredite isso é muito mais comum do que você possa imagina

Katia/styllus.atendimento@bol.com.br