Pergunta
Nota fiscal de serviço de Aparecida de Goiânia tem que reter o ISSQN?
Por PAULO SERGIO GUIMARAES
Perguntou há mais de 1 ano
Tenho uma Nota fiscal de um prestador de serviço que é optante pelo simples . Na nota diz que não gera direito a crédito fscal de IPI. Ele colocou a aliquota do ISSQN 3,50 , o valor do mesmo 52,50 mas não diminuíu do valor Líquido .
Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.
Respostas (3)
Ordenar:
Paulo,
Aqui em São Paulo você pagaria o valor da nota descontado o imposto e pagaria a guia de ISS à parte através de emissão de guia pelo Certificado Digital.
Acredito que em Aparecida de Goiânia seja a mesma coisa. O que sua Administradora diz? Entre em contato na prefeitura.
Abçs
Tatiana Corvtchenco
www.donasindica.com.br
Paulo,
Normalmente a legislação municipal que estabelece regras para este assunto, diz que o ISSQN deve ser recolhido em favor do municipio do prestador de serviço. Então quando o tomador pertence ao mesmo municipio ele retém o valor e recolhe, entretanto quando o tomador estiver fora do municipio do prestador, precisa-se tomar cuidado para não ter que pagar duas vezes.
O ISSQN é do Município onde a prestadora do serviço mantem a Empresa. Consta a alíquota de 3,5% como referencia da taxa que no final do mês a Empresa recolhe sobre o montante do seu faturamento. Portanto o condomínio não retem o Issqn e nem diminui da NFS-e .