Os 10 mandamentos do síndico de sucesso

Confira hábitos e atitudes fundamentais para gerir condomínios com eficiência.

10

Boa estratégia de   comunicação

Com muita clareza, os síndicos devem comunicar-se sempre com os condôminos, mostrando o que está sendo realizado e o que está sendo feito com o dinheiro do condomínio.

Cuide sempre da   manutenção

O síndico deve ter contratos de manutenção com empresas especializadas. Isso evita desperdícios e gastos equivocados.

9

Agir com criatividade

Tente descobrir soluções a partir das condições do condomínio. Por exemplo, em condomínios com muitas crianças, é possível envolvê-las em uma campanha de reciclagem.

8

Conheça bem o   condomínio!

• Isso inclui funcionários, estrutura da edificação e moradores;
• Faça inspeção predial ao menos 1x/mês;
• Converse com funcionários sobre suas atividades e possíveis atritos de convivência.

7

Evite autoritarismo

O síndico "linha dura" sempre acaba criando mais insatisfação do que ordem. Faça os condôminos  cumprirem o que é determinado pelas leis, pela Convenção e o Regulamento Interno.

6

Saiba o que os condôminos pensam sobre os serviços do condomínio, sobre o que eles desejam de melhorias, o que não está sendo feito e é necessário.

Perceba as demandas

5

Mantenha o hábito de arquivar um documento assim que recebê-lo;
• Controle os setores do condomínio com planilhas em Excel, de fácil manejo e muito úteis, dividindo-as por tópicos.

4

Tudo o que o síndico faz tem de estar respaldado pelas leis e pela Convenção Condominial. Tenha sempre uma cópia do documento.

Conheça a legislação

3

• Estimule a criação de comissões de condôminos para assuntos específicos
.• Envolva o conselho e o subsíndico na administração.

Funções e   responsabilidades

2

Estipule horários para atendimento, orientando zelador e porteiros a não dirigir reclamações por interfone. Em assembleias ou conflitos entre moradores, não tome partido ou alimente discussões.

Limite o desgaste

1

... podem ser encontrados neste link!

Os detalhes das dicas...