Fui eleito síndico.
E agora?

Saiba tudo o que o síndico iniciante precisa para começar bem a sua jornada: leis e regras, atribuições, responsabilidades, etc.

Atribuições básicas

• Convocar assembleia
• Fazer cumprir convenção, regimento interno e decisões assembleares
• Cuidar das áreas comuns
• Fazer a previsão orçamentária anualmente
• Prestar contas
• Etc.

E mais...

A função e as atividades competentes ao síndico estão descritas no Código Civil, capítulo VII, nos artigos 1.331 ao 1.358.

Responsabilidade civil

Ocorre quando as atribuições do cargo não são cumpridas adequadamente, ocasionando prejuízos aos condôminos ou a terceiros.

Responsabilidade   criminal

Acontece quando o síndico não cumpre as atribuições, levando-o não apenas a uma omissão, mas a uma prática que pode ser entendida como criminosa ou contravenção.

Atenção!

Mantenha-se informado também sobre novidades legislativas e normativas, como Constituição Federal, leis federais, estaduais e municipais, Normas Técnicas e Normas Regulamentadoras.

Cheque o recebimento de toda documentação da gestão anterior; reúna-se com o síndico anterior para tirar dúvidas e com a administradora para alinhamento; tenha o cadastro atualizado de moradores.

Ao assumir o cargo...

Confira atualizações de dados na Receita Federal, banco e certificado digital. Outras medidas, como previsão orçamentária e AVCB também são essenciais.
Veja todas aqui.

E também...

Será o braço direito durante a gestão! É possível transferir 200 tarefas administrativas para a empresa, tais como gestão pessoal, financeira, jurídica e mais!

Administradora de   condomínio

A maioria dos condomínios oferece algum tipo de remuneração:

• Isenção da cota ou desconto
• Ajuda de custo
• Salário

Veja o que diz convenção do condomínio.

Remuneração do   síndico

• Boletins semanais (cadastre-se)

• Downloads gratuitos)

• Tira-dúvidas