O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Retrospectiva 2017

Retrospectiva 2017

Veja quais conteúdos do SíndicoNet foram os seus favoritos

Por Mariana Ribeiro Desimone - 10/01/18 11:17
Atualizado há 7 meses por Caroline Silva
Veja quais conteúdos do SíndicoNet foram os seus favoritos

O ano mal começou e é importante planejar para que o período seja ótimo também para o seu condomínio.

Pensando nisso, o SíndicoNet fez uma retrospectiva dos conteúdos que os leitores mais gostaram no ano passado.

São matérias sobre portaria remota, cuidados com a manutenção, riscos que o síndico corre durante a sua gestão, as novidades que a  Reforma Trabalhista trouxeram para a vida dos condomínios, entre outros.

Tudo aqui para você reler e ter ainda mais segurança para planejar o ano do seu condomínio. Confira!

1- Teoria das janelas partidas

Janela Quebrada

DATA DA PUBLICAÇÃO: 15/02/2017

Um paralelo feito entre um experimento social e a vida em condomínio comprova: não deixe para depois cuidados com as áreas comuns do condomínio.

A teoria sugere que se deixarmos de lado pequenos cuidados, como trocar vidros de janelas partidas, isso pode acarretar em uma atmosfera de descuido que vai se acentuando cada vez mais.

Além disso, se o gestor "deixa passar" alguns pequenos reparos, vai ficando cada vez mais custoso para o condomínio reverter essa situação.

2- Coleta e descarte de óleo em condomínio

Panela com oleo

DATA DA PUBLICAÇÃO: 22/02

O descarte correto do óleo de cozinha não é apenas uma preocupação ambiental importante, já que um litro de óleo pode chegar a contaminar 1 milhão de litros de água.

Ele também evita que ocorram entupimentos nos canos do condomínio, o que ajuda na economia da manutenção - e de dor de cabeça também!

Para fazer a coleta corretamente, o indicado é contratar uma empresa que, além de pontual no recolhimento, ainda permita rastrear esse óleo. Dessa forma, o condomínio tem certeza de que o mesmo foi destinado corretamente.

3- Os riscos que o síndico corre durante a sua gestão

Riscos: Administração, manutenção, financeiro, operacional

DATA DA PUBLICAÇÃO: 29/03/2017

A tarefa de ser síndico, sabemos, não é fácil ou simples. Esse conteúdo fez sucesso justamente por tratar de questões que podem complicar a vida do síndico. Situações como perda de garantia da construtora, vazamento de gás das unidades, deixar o AVCB vencido, playground sem manutenção e outros.

O conteúdo traz dicas também de como evitar esses problemas.

4- Pintura de fachada de condomínio

Pintor

DATA DE PUBLICAÇÃO: 17/05/2017

Manter a fachada sempre bem cuidada pode ser um desafio, devido ao alto custo que esse tipo de benfeitoria pode representar.

Além de ser uma melhoria custosa, ela pode tomar um tempo considerável, além de pedir também cuidado dos moradores.

Entender a importância de uma inspeção prévia da obra e como fazer uma boa cotação pode evitar muitas dores de cabeça no futuro.

Além disso, como o custo de uma pintura de fachada é bastante significativo. Portanto, saber escolher bem a prestadora de serviços é ainda mais importante nesse caso.

5- O que checar antes de assumir o cargo de síndico

Checklist

DATA DA PUBLICAÇÃO: 14/07/2017

Cuidar do condomínio envolve uma série de obrigações. É importante que o novo gestor tenha em mente a situação global do empreendimento logo ao ser eleito.

Questões administrativas, de segurança e infraestrutura devem ser checadas no início da gestão, permitindo assim um melhor acompanhamento não apenas do síndico, como também de toda a comunidade.

6- Normas para condomínio

Normas

DATA DA PUBLICAÇÃO: 10/08/2017

Há uma série de NRs (Normas Reguladoras) e NBRs (Normas Técnicas da ABNT) que o condomínio deve seguir.

A maioria das normas fala sobre manutenção e cuidados das áreas comuns, segurança e condições de trabalho para os colaboradores do condomínio. São assuntos como proteção contra incêndio, salubridade no local de trabalho, e uso de equipamentos de proteção individual (EPI).

7- Gestão condominial com foco em custos e melhorias

Luciano Gennari

DATA DA PUBLICAÇÃO: 26/09/2017

A série "síndico do mês" vem mostrando a atuação de diversos síndicos de norte a sul do país. Um dos textos mais lidos dessa série foi o do síndico Luciano Gennari. 

À frente do seu condomínio há cinco anos, Luciano conseguiu trazer diversas melhorias para o empreendimento onde mora em São Paulo sem ter aumentado a taxa condominial.

Nesse período, a portaria remota foi implementada no condomínio, assim como o uso de placas de energia fotovoltaicas. Ele também modernizou os elevadores. Com essa economia, substituiu todas as lâmpadas por LEDs nas áreas comuns.

8- Impacto da Reforma Trabalhista nos condomínios

Carteira de trabalho

DATA DA PUBLICAÇÃO: 20/09/2017

Uma das maiores novidades do ano passado foi a Reforma Trabalhista. Há, agora, para os condomínios a possibilidade de novas formas de contratação e distrato dos funcionários, novas jornadas de trabalho. Prêmios e abonos também não se incorporam mais ao salário do colaborador, entre outras novidades.

A matéria também trata da nova lei de terceirização, que permite terceirizar, inclusive a atividade-fim das empresas - o que era, até então, proibido. 

9- Quais perguntas fazer à empresa de portaria remota

Ponto de interrogação

DATA DA PUBLICAÇÃO: 03/10/2017

A portaria remota está cada vez mais presente em cidades de diversos portes do nosso país. Aliando tecnologia, segurança e economia, a portaria remota pode ser uma opção para muitos condomínios.

Porém, antes de tomar essa decisão, é de extrema importância fazer as perguntas certas para a empresa que prestará esse serviço no seu condomínio.

Dessa forma, toda a comunidade fica informada sobre como será a implantação do serviço.

10- Raio-X da administração condominial

Checklist

DATA DA PUBLICAÇÃO: 13/12/2017

Entender como a administração condominial está estruturada é a melhor forma para uma boa gestão.

Ter ciência de aspectos financeiros, administrativos, operacionais, de recursos humanos e jurídicos - e seus detalhamentos - impacta diretamente na qualidade da gestão.

Se o síndico conhece bem a pasta de prestação de contas, sabe como está a manutenção do condomínio, como são feitas as compras, a maneira como são selecionados e se os funcionários estão se mantendo atualizados, como andam os processos que envolvem o condomínio, entre diversos outros pormenores, é um ótimo indicativo de que o gestor está bem informado e tem plenas condições de tocar bem o condomínio.

11- Direito de reclamação

Vídeo com especialista Zulmar Koerich

DATA DA PUBLICAÇÃO:  20/12/2017

Uma boa participação dos moradores do condomínio no dia-a-dia da gestão é fundamental. Tomar parte nas assembleias, cuidar para que as decisões tomadas sejam respeitadas e postas em prática, acompanhar a pasta de prestação de contas: tudo isso ajuda, e muito, na qualidade da administração do seu condomínio.

Porém, quando um ou alguns condôminos abusam do seu direito de reclamar, extrapolando-o com cobranças indevidas ao síndico, cobrando-o de forma exagerada, acusando-o e até dificultanto a gestão do condomínio, isso deve ser interrompido.

Esse conteúdo em vídeo é uma parceira entre o SíndicoNet e o advogado especialista em condomínios Zulmar Koerich, da SíndicoNet TV: Série especialistas que estreou em 2017.

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...