O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Atribuições dos funcionários

Teste para avaliar a qualidade de Porteiros de condomínios

Teste ajuda síndicos e porteiros a ter uma portaria mais segura no condomínio

Teste ajuda síndicos e porteiros a ter uma portaria mais segura no condomínio

Que a portaria é uma área que merece muito cuidado e atenção, todos sabem. Porém, esse local deve ser guardado por alguém que seja capaz de tomar decisões corretas rapidamente.

Para avaliar o nível dos profissionais da portaria do seu condomínio, o SíndicoNet, com ajuda de especialistas, elaborou um pequeno teste para os porteiros

São catorze questões de fácil entendimento e múltipla escolha. A ideia é que o síndico, dessa forma, tenha um instrumento a mais para medir a necessidade de reciclagens e cursos daqueles que ocupam a “porta da frente” do condomínio – seja essa pessoa funcionário do condomínio ou de uma empresa terceirizada.

Caso os profissionais não tenham se saído muito bem, não se preocupe.  Aposte em mais treinamento e em uma conversa amigável; esses são os primeiros passos para que a situação entre nos eixos.

Se os funcionários forem terceirizados, você pode pedir para a própria terceirizadora aplicar o questionário, sob sua supervisão. Em caso de resultados abaixo do esperado, cobre da empresa por providências de melhorias.

Mas não se esqueça que o condomínio também deve fazer a sua parte e oferecer boas condições de trabalho para o porteiro.

O ideal é uma portaria blindada, bem ventilada e ergonômica para o profissional. Deixar o porteiro em um ambiente abafado, sem boa vizualização da rua, e sem conseguir se comunicar com ninguém é receita certa para que o profissional enfrente ainda mais dificuldades no seu trabalho.

Dica: faça o download do teste no final desta página, e veja como andam seus profissionais de portaria!

Teste

Caro profissional,

Cuidar bem da portaria é sinônimo de segurança para todo o condomínio. Por isso, sua atenção e cuidados são tão importantes para o bem-estar dos moradores.

Que tal fazer um teste para saber como andam as suas habilidades?  Mas sem preocupação. Aqui, não importa o resultado. Esse teste é apenas para que o condomínio possa oferecer mais informações e condições de trabalho a você, ok?

(Nome do profissional): _______________________________

1- Quando chega uma funcionária de uma unidade, no final de semana, você:

  • a) Abre sem pensar duas vezes
  • b) Abre e interfona para o morador
  • c) Só abre depois de saber se a funcionária pode subir

2- Você já liberou a entrada de alguém desconhecido no condomínio, por achá-lo familiar ou de boa aparência?

  • a) Sim
  • b) Não

3- Como você reage quando um morador pede para deixar a portaria “só um minutinho” para ajudá-lo em alguma atividade?

  • a) Explica educadamente que não pode deixar a portaria sem ninguém, que são ordens superiores
  • b) Diz que não pode
  • c) Dependendo do pedido, acaba ajudando o morador

4- Quando um entregador ou outro prestador de serviços começa a fazer muitas perguntas sobre o dia a dia do condomínio, você:

  • a) Se for alguém que conhece bem, conversa normalmente
  • b) Gosta de mostrar que sabe como é a dinâmica do condomínio
  • c) Procura não dar nenhuma informação

5- Você as vezes se vê em uma situação em que não sabe como agir?

  • a) Sim
  • b) Não
  • c) Muito raramente

Se houver alguma, informe-nos abaixo: ____________________________________________________________________________________

6- O que você costuma responder para familiares ou visitas de moradores que não gostam de esperar para serem liberados?

  • a) Explica, com jeito, que ninguém pode entrar sem autorização
  • b) Não responde nada – afinal, as pessoas só estão mesmo com pressa
  • c) Diz que não está autorizado a liberar a entrada de ninguém

7- Você considera os cursos e/ou reciclagens oferecidos para profissionais de portaria:

  • a) Um dia diferente de trabalho
  • b) Uma maneira de se confraternizar e conhecer outros porteiros
  • c) Um jeito de se manter sempre atualizado

8- Como você reage quando algum visitante ou prestador de serviço do lado de fora do condomínio insiste para que você saia da portaria para atendê-lo?

  • a) Se percebo que é alguém de confiança, atendo o pedido
  • b) Explico que não posso abandonar meu posto de trabalho
  • c) Ignoro a pessoa

9- Quando um prestador de serviço chega, o que você faz?

  • a) Solicito crachá de identificação com foto
  • b) Só deixo entrar se estiver uniformizado
  • c) Checo se a visita (do prestador de serviço) foi autorizada, verifico se ele está uniformizado e solicito crachá de identificação com foto, além de cadastrar sua entrada

10- Quando um carro conhecido embica no portão e buzina para abrir, o que você faz?

  • a) Abro o portão imediatamente
  • b) Confiro quem está dentro do veículo e se é o morador mesmo que está em seu interior, antes de abrir
  • c) Vou até o carro para checar se é o morador antes de abrir

11- Qual o telefone de emergência da Polícia Militar?

  • a ) 190
  • b ) 192
  • c)  193

Escreva ao lado o endereço do nosso condomínio:_______________________________________

12) Se o morador estiver acompanhado de pessoa desconhecida, você:

  • a) não deve adotar nenhuma atitude em especial, pois deve ser conhecido do morador.
  • b) deve ficar atento, pois há casos em que criminosos “puxam” conversa com moradores, procurando parecer que são pessoas conhecidas. Verificar se estas realmente os acompanham, indentificando-o.
  • c) deve pedir para ver seu documento de identidade.

13) Em caso de você observar indivíduos ou carros suspeitos nas imediações do prédio, como deve proceder?

  • a) procurar imediatamente um posto da PM.
  • b) procurar se aproximar dos suspeitos, para poder observar melhor.
  • c) anotar os dados das pessoas (altura, peso, cor, etc.) e do carro (placa, cor, modelo, etc.), e entrar em contato com a polícia.

14) Qual o cuidado que se deve ter com portões eletrônicos?

  • a) nenhum, pois eles são totalmente seguros.
  • b) observar se estão funcionando perfeitamente, mais nenhuma providência.
  • c) prestar atenção durante a entrada e saída de automóveis, pois seu tempo de permanência aberto é longo, e, desta forma, surpresas desagradáveis poderão acontecer.    

 

Download: ACESSAR VERSÃO PARA DOWNLOAD

 

 

 

 

RESPOSTAS

1-C, 2-B, 3-A, 4-C, 5-B, 6-A, 7-C, 8-B, 9-C, 10-B, 11-A,12-B,13-C,14-C

  • De doze a dez acertos: Em dia Parabéns! Você está super em dia com os procedimentos do condomínio.
  • De oito a onze acertos: No caminho Há espaço para melhorar ainda mais na sua função.  Quem sabe conversando com o síndico, ou com a empresa, você não consegue boas dicas?
  • Menos de oito acertos: Ajustes à vista Pode ser que você seja novo na função, ou que já esteja trabalhando há muito tempo no mesmo lugar. De um jeito ou de outro, vale se informar mais, para ser um prestador de serviços cada vez melhor!

Veja também

Fontes consultadas: Ligia Paula Paranhos Grillet, diretora administrativa do grupo Pro Security, Ricardo Karpat, diretor da Gábor RH, e Aline Gomes, profissional de RH da administradora OMA, José Elias de Godoy, sócio diretor da SUAT - Consultoria em Segurança Condominial

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...