O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Fui eleito síndico

Gerenciando os Funcionários

Primeiros passos

  • Gerenciar os funcionários é uma das tarefas que requer maior atenção na administração do condomínio. Para os principais problemas, como leis trabalhistas, dicas de contratação, escalas de horários e orientação para procedimentos de segurança, você encontra ferramentas práticas no SíndicoNet (ver itens relacionados).
  • Muitas vezes os condomínios têm gastos excessivo com horas-extra, por causa de escalas de horário mal elaboradas, ou por haver menos empregados do que o necessário. 
  • É relativamente comum ex-empregados entrarem com processo trabalhista contra condomínios. Isso acontece porque muitos síndicos ou administradoras os mantêm em situação irregular, sem registro ou sem o pagamento devido dos direitos trabalhistas. A situação financeira do condomínio pode ficar delicada por causa de indenizações decorrentes destas ações, além de gastos com advogados. 
  • Para evitar gastos excessivos com horas-extra o ideal é ter uma escala bem feita. Pode-se pedir ajuda à administradora para tanto
  • Em caso de funcionários terceirizados, o condomínio também deve acompanhar o recolhimento de encargos trabalhistas, já que em caso de falência, o condomínio pode vir a arcar com esses custos

Primeiros passos

  • Verificar se a situação dos empregados está regular.  
  • No Guia sobre Funcionários do SíndicoNet, você pode consultar facilmente os pontos mais importantes da legislação trabalhista, e as dúvidas mais freqüentes sobre o assunto.
  • Verifique se há gastos excessivos com horas-extra.
  • Terceirizar pode ser uma boa opção, mas exige cuidados. Consulte o nosso Guia sobre Terceirização de funcionários e informe-se sobre esta alternativa.

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...