O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Fui eleito síndico

Papel da administradora

Primeiros passos

  • A empresa exerce um cargo de confiança do síndico. Tudo o que ela faz depende de aprovação do síndico, ou de contrato anteriormente estabelecido.
  • Isso porque tudo o que a administradora faz é de responsabilidade do síndico,  mesmo sendo uma empresa especializada em gestão de condomínios
  • A administradora ajuda o síndico com o dia a dia do condomínio: emite boletos, cuida da parte trabalhista, de salários, da comunicação com os condôminos e com o síndico. Vale revisar bem o contrato com a empresa para saber exatamente o que está incluído no pacote de serviços. Muitas vezes a participação de um funcionário da empresa em assembleias, por exemplo, deve ser paga a parte.
  • Muitos síndicos recém-eleitos querem dar sua própria marca à gestão, e podem preferir contratar outra administradora. Nesse caso, vale a pena estudar os serviços oferecidos pela empresa atual para fazer a comparação com a concorrência.
  • O entendimento atual é que o síndico pode, sim, trocar a administradora por sua decisão. Deve ratificá-la em assembleia assim que possível. Porém, caso a troca resulte em grande impacto financeiro para o condomínio, o ideal é votar a aceitação do novo gasto com a maioria dos moradores
  • Votação necessária: em primeira chamada, com quórum mínimo da metade dos condôminos ou frações ideais, votação da maioria; em segunda chamada, maioria dos votos dos presentes (ou frações ideais), de acordo com os artigos 1.352 e 1.353 do Código Civil.

Primeiro passo

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...