Fui eleito síndico

Entenda a arrecadação

Primeiros passos

  • Geralmente a arrecadação das taxas condominiais é feita de acordo com a fração ideal de cada unidade. No entanto, a Convenção do seu condomínio pode propor outra forma. 
  • A fração ideal de cada unidade deve estar definida na Convenção. 
  • O síndico precisa saber quais despesas são do inquilino (ordinárias) e quais são do proprietário (extraordinárias).  - Ordinárias: despesas de manutenção (inquilino) - Extraordinárias:  despesas com benfeitorias (proprietário)
  • É necessário realizar uma previsão orçamentária para o ano que vai correr (até a AGO posterior à eleição): quanto será arrecadado, quanto será gasto.

Primeiros passos

  • Para realizar uma previsão orçamentária, consulte a prestação de contas do síndico anterior - que provavelmente ocorreu na mesma assembleia da eleição. Confira também o Modelo de Previsão Orçamentária do SíndicoNet.
  • Consulte o Guia sobre despesas para ver a tabela que divide as despesas ordinárias das extraordinárias. 

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...