Playgrounds

4 ideias de brinquedos para o playground do condomínio

Saiba quais os melhores tipos de brinquedos para o playground do condomínio e o que considerar antes de investir nesse espaço

16/12/22 08:37 - Atualizado há 11 meses
Playground em condomínio composto por dois escorregadores amarelo e marrom e paredes de escalar
Um bom planejamento do playground oferece espaço seguro e divertido para as crianças
Unplash

Pensar em um projeto de playground para o condomínio é uma das formas de oferecer diversão e qualidade de vida para os pequenos moradores do empreendimento.

Além disso, esse tipo de espaço é importante para o desenvolvimento das crianças, pois auxiliam no exercício da musculatura, na coordenação motora e espacial, no desenvolvimento cognitivo, na socialização com outras crianças e também no equilíbrio emocional, uma vez que a criança tem que lidar com seus limites, se desafiar e ser corajosa.

Desse modo, investir em brinquedos para o playground do condomínio é uma excelente escolha para atender o anseio dos pais e oferecer entretenimento para as crianças.

Para te ajudar a selecionar os brinquedos, trouxemos 4 ideias de quais escolher para fazer a diversão da garotada. Boa leitura!

Como escolher brinquedos para o playground do condomínio?

É certo que tudo que envolve crianças deve ser muito bem pensado priorizando a segurança e o conforto, e no playground não é diferente.

Sendo assim, é preciso considerar alguns aspectos na hora de desenvolver o projeto dentro do condomínio e comprar os brinquedos.

Abaixo, separamos os principais pontos. Confira!

Considere o tamanho do espaço e o número médio de crianças por uso

De nada adianta pensar em um playground grande e cheio de brinquedos se o condomínio não tem espaço suficiente, não é mesmo? Além disso, é necessário definir qual a média de crianças por uso para não gerar brigas e desentendimentos devido à lotação da área.

Dessa forma, na hora de escolher o modelo de playground, considere o espaço disponível e assim, faça o planejamento de acordo com os brinquedos que cabem ali.

Caso a área seja grande, invista em vários modelos de brinquedos. Já se a área é pequena, peça para o seu fornecedor fazer um projeto especial, como o de móveis planejados, para otimizar o espaço e caber mais de três tipos de brinquedos na área sem comprometer a circulação da garotada.

Sobre o número de crianças, faça um levantamento com os moradores para entender a quantidade de crianças que moram no condomínio. Com essa informação e com o tamanho do playground estabelecido, defina uma regra de lotação para evitar acidentes. Para isso, tenha em mente as regras de uso de cada brinquedo.

Delimite uma faixa etária para utilização dos brinquedos

A variedade do mercado de brinquedos é algo incrível, pois há inúmeros modelos de acordo com cada faixa etária. Desse modo, o recomendado é montar um playground que contemple a média de idades das crianças do condomínio.

Até porque com essa definição, fica mais fácil escolher o tipo de material dos brinquedos, quais são os melhores equipamentos, como é a manutenção e assim por diante.

Nesse sentido, após a delimitação de idade para uso dos brinquedos, é necessário atualizar o regimento interno do condomínio e acrescentar as regras de uso de acordo com o que foi definido em assembleia.

Faça a sinalização do playground

Além de placas indicativas de idade, altura e peso ideal para usar os brinquedos, é necessário sinalizar também as regras de uso, as instruções e as orientações para evitar acidentes.

Desse modo, é necessário consultar as normas e fornecedores dos brinquedos, a fim de esclarecer dúvidas e perguntas de uso e manutenção dos itens do playground.

Além disso, a empresa contratada para fornecer os brinquedos deve seguir as definições e requisitos da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), nas normas ABNT NBR 16071 - Partes 1 a 7, como:

• Estabelecer e deixar claras e visíveis as regras de uso;
  • Ter um cuidado extra no acabamento;
  • Oferecer ao contratante um programa de manutenção preventiva programada previamente;
  • Realizar o cálculo da distância entre os brinquedos;
  • Exigir sempre a presença de um responsável para supervisionar as crianças;
  • Ter atenção à instalação de um piso adequado no playground.