Convivência

MS: Condôminos questionam "alojamento" de construtora

quarta-feira, 23 de agosto de 2023
MS: Condôminos questionam "alojamento" de construtora
Cartazes foram presos ao portão do condomínio como forma de protesto
Reprodução/ Campo Grande News

[Atualização] Construtora desiste de locação em condomínio para 366 trabalhadores

Residentes não aceitaram novos inquilinos e alegaram insegurança, devido à quantidade de homens

O impasse da locação dos imóveis no Residencial Virgínia, na Vila Nossa Senhora das Graças, região norte de Campo Grande, chegou ao fim. Isso porque a Construtora Hannah, dona de parte dos apartamentos, desistiu da locação para 366 trabalhadores de Ribas do Rio Pardo, município a 98 quilômetros da Capital. Todos são funcionários da Imetame, terceirizada da Suzano.

A construtora alega que ganhou a decisão judicial, mas justifica a desistência como uma maneira de manter a ordem no condomínio, já que os moradores se mostraram avessos aos novos vizinhos, inclusive fazendo protestos em frente ao local. Eles chegaram a colocar um carro para barrar a entrada dos caminhões que estavam levando colchonetes e geladeiras aos apartamentos alugados para os trabalhadores se mudarem. A polícia precisou ser acionada.

No residencial, 61 apartamentos desocupados são de propriedade da construtora Hannah. Segundo informações apuradas pela reportagem, seriam seis trabalhadores em cada apartamento.

A preocupação dos moradores era com a segurança do local, devido à quantidade de homens alojados. Ao Campo Grande News, um deles, técnico em telecomunicações, de 46 anos, que não quer ser identificado, contou que os filhos brincam na área externa do residencial e ficou preocupado.

"Com esse monte de gente, não sei se conseguiremos garantir a segurança do condomínio. Nós temos um regimento a seguir. Se nós não podemos fazer isso, por que eles podem?", questiona o morador. Ele relata que o contrato entre a construtora e a terceirizada responsável pelos trabalhadores pode ser considerado "desleal", pois foi fechado na "surdina", no dia 12 deste mês.

Fonte: https://www.campograndenews.com.br/cidades/capital/construtora-desiste-de-locacao-em-condominio-para-366-trabalhadores

Polícia é chamada após novos vizinhos serem barrados em condomínio

Com carros e cartazes impedindo a entrada, moradores alegam que os novos vizinhos causam insegurança

Na tarde dessa quinta-feira (20), a Polícia Militar foi acionada após moradores do Residencial Virgínia, na Vila Nossa Senhora das Graças, região norte de Campo Grande, não permitirem a entrada de 366 novos inquilinos. Todos trabalham em Ribas do Rio Pardo e são funcionários da Imetame. Quem alugou os apartamentos para a empresa acomodar os trabalhadores foi a construtora Hannah, responsável pelo prédio.

Com carros e cartazes bloqueando a entrada, os atuais moradores alegam que os novos vizinhos causam insegurança. Dizem que com tanta gente chegando “o sossego acabará”.

“A empresa pegou todos os apartamentos vazios que tem aqui e fez um contrato comercial, eles transformaram em alojamento de trabalhadores braçais, não alojamento para família, são cerca de 400 homens que vão viver aqui, e um ônibus vem buscar eles para trabalhar em Ribas em diferentes turnos, até de madrugada, porque aonde eles vão trabalhar não para”, comentou a moradora e advogada Maria Carolina Calixto Mioranz, de 23 anos.

Ela ainda ressaltou  que o condomínio já entrou com uma liminar questionando a chegada dos novos moradores.

O advogado responsável pelas instalações dos funcionários no condomínio, Kharlos Cavalcanti, informou à reportagem que eles iriam todos para a delegacia, pois os moradores não estavam permitindo a entrada dos trabalhadores “na casa deles”.

“Pensam que são pessoas totalmente erradas, acham que são pessoas que vão prejudicar o condomínio, mas não são! São pessoas de famílias, trabalhadores de carteira assinada”, finalizou o advogado.

Após uma discussão generalizada, a Polícia Militar encaminhou o síndico, a advogada do condomínio e o advogado responsável pelos funcionários para resolver a situação na delegacia.

Fonte: https://www.campograndenews.com.br/cidades/capital/policia-e-chamada-apos-novos-vizinhos-serem-barrados-em-condominio