O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Convivência

Jogos da Seleção

77% dos brasileiros preferem ver as partidas em casa, aponta pesquisa

sexta-feira, 24 de março de 2023
WhatsApp
LinkedIn

Pesquisa inédita do QuintoAndar revela que paixão do brasileiro pela Copa nasce em casa: local guarda memórias da infância e é o preferido para ver os jogos da Seleção

Dados também revelam que brasileiros se planejam para o evento e lembram com carinho de momentos partilhados com vizinhos em outros Mundiais

Três em cada quatro brasileiros colocam a casa como o lugar preferido para assistir aos jogos do Brasil na Copa deste ano. É o que revela pesquisa inédita encomendada pelo QuintoAndar, a maior plataforma de moradia do país.

Segundo a pesquisa, 77% dos brasileiros colocam o lar como o lugar predileto para ver as partidas da Seleção. A casa de amigos e parentes aparece na segunda posição (com 37% das citações). Bar/restaurante e local de trabalho são citados por 26% e 22%, respectivamente. Outros 10% apontam um ‘evento privado’, como as fan fests, como preferência.

A pesquisa foi feita pela Offerwise com 1.500 entrevistados, em todas as regiões do país, de 24 a 27 de outubro deste ano. A margem de erro é de 3 pontos percentuais.

“A pesquisa reforça a importância da casa para as pessoas como o lugar predileto para eventos mais especiais das nossas vidas. A pandemia ajudou a ressignificar essa relação e transformar ainda mais o papel da moradia para os brasileiros. A casa não é apenas o lugar onde se come e onde se dorme. É também o espaço para celebrar e dividir conquistas, passar os momentos mais emocionantes das nossas trajetórias e compartilhar vivências”, afirma Bruno Rossini, diretor de Comunicação do QuintoAndar.

De acordo com a pesquisa, mais da metade dos brasileiros (52%) afirma estar por dentro de tudo da Copa do Mundo, ou seja, consumindo notícias e se inteirando de todas as informações do evento mais aguardado do ano. Apenas 12% dos entrevistados dizem não estar acompanhando nada sobre o Mundial.

Os dados mostram ainda que apenas 26% dizem não se planejar para a competição. Os outros 74% dizem que fazem todo um planejamento para o evento, sendo que 33% afirmam se planejar “muito”.

Na preparação para o evento, o top 5 de preocupações dos brasileiros em casa é:

  • Organizar como e onde assistir aos jogos - 65%
  • Acompanhar a tabela das partidas - 56%
  • Pensar nas comidas e bebidas para o momento do jogo - 54%
  • Acompanhar programas esportivos - 53%
  • Comprar produtos - 44%

E a mobilização em torno do evento faz com que a população cultive alguns hábitos. O principal é se reunir com a família ou com amigos para acompanhar os jogos: 45% dos entrevistados têm essa prática. Os outros rituais mais citados são: ver análises em programas de TV e fazer churrasco ou uma comida especial (com 37%), colocar uma camisa ou um adereço da sorte (com 34%), tomar bebidas alcoólicas (33%) e, claro, comentar no WhatsApp (31%).

“A casa adquire um papel central em quase todas essas interações. Não à toa, a pesquisa também revela que 37% das pessoas decoram suas casas e 22% ajudam a decorar suas ruas para a competição, o que mostra ainda a identificação com o bairro e essa relação de troca com os vizinhos proporcionada pelo local onde se vive”, analisa Rossini. "Conhecer os hábitos dos brasileiros e suas preocupações com a casa nos momentos mais importantes para eles nos ajuda a abrir as portas para que os brasileiros possam viver melhor, e o QuintoAndar está comprometido com isso.”

A pesquisa mostra, aliás, que 51% dizem que já assistiram a jogos juntos com vizinhos. E que 39% afirmam ter gritado nas janelas de suas casas ao mesmo tempo que outros moradores do bairro para comemorar os gols do Brasil. Além disso, 30% revelam já ter se reunido com os moradores de seu bairro depois das partidas.

De acordo com a pesquisa, é verdade o mito de que o Brasil para nos dias de jogos. Apesar das partidas da Seleção ocorrerem em dias úteis e dentro do horário comercial, 67% dos entrevistados dizem que é “muito provável” que consigam assistir às partidas. Outros 23% dizem que é “provável”. Apenas 10% afirmam que é “pouco provável”.

Isso não vale para os jogos de todas as seleções, mesmo para quem é fanático por futebol. Só 27% acreditam que é “muito provável” assistir a todos ou quase todos os jogos da competição.

Memória afetiva

A pesquisa também mostra a memória afetiva dos entrevistados com o futebol e a relação com o bairro onde vivem. Os dados reforçam que essa paixão é de berço e nasce dentro de casa.

Entre os que praticavam o esporte na infância (mais da metade dos entrevistados), 78% lembram de ter se machucado alguma vez jogando no bairro ou na rua de casa. Outros 64% se recordam de ter chutado a bola na casa de algum vizinho e 50% de ter estragado ou quebrado algum objeto dentro da residência.

Outro dado que impressiona é o percentual de pessoas que se lembram de algum momento marcante que envolva a Copa e que tenha se passado em casa ou na casa de um amigo/familiar: 89% têm alguma memória nesse sentido. E, do total, 99% dizem que essas lembranças provocam sentimentos “bons” ou “muito bons”.

“É um dado que chama bastante a atenção. A casa, o lar, é um celeiro de histórias das mais diversas, sejam elas alegres, sejam tristes ou engraçadas. Fato é que todo mundo tem uma história que começou em casa ou na casa de amigos e parentes. As casas contam histórias e esse dado só endossa o que nós, enquanto marca, temos comunicado com a nossa plataforma ‘Histórias pra Morar’”, afirma Bruno Rossini. 

Segundo a pesquisa, 54% das pessoas citam “o encontro e a partilha dos momentos com pessoas especiais” como o que mais tem a ver com essas memórias. Já as palavras que mais aparecem, quando solicitado o sentimento que mais tem a ver com esses momentos, são: alegria (26%), felicidade (15%), união (10%), nostalgia (5%), emoção e saudade (4%).

Metodologia

A pesquisa, encomendada pelo QuintoAndar, foi realizada pela Offerwise, por meio de um questionário online. Foram entrevistados 1.500 homens e mulheres com 18 anos ou mais, de todas as classes sociais, nas cinco regiões do Brasil. 

O levantamento foi feito de 24 a 27 de outubro e tem margem de erro de três pontos percentuais, com um intervalo de confiança de 95%.

É importante salientar que algumas questões (como a que pergunta o local favorito para assistir aos jogos do Brasil), por permitirem a escolha de mais de uma opção, extrapolam a somatória de 100% nas respostas.

Sobre o QuintoAndar O Grupo QuintoAndar é a maior plataforma de moradia da América Latina e oferece uma experiência direta, simples e transparente para quem busca um lugar para morar e para quem tem uma casa para alugar ou vender. A plataforma permite a busca de imóveis por meio de fotos de alta qualidade e o agendamento de visitas e fechamento do aluguel ou da compra online, sem burocracia.
Os inquilinos alugam com facilidade, e os compradores têm maior transparência ao longo de toda a transação. Os proprietários de locações administradas pelo QuintoAndar estão garantidos pela Proteção QuintoAndar, que assegura o recebimento em dia do valor do aluguel, independentemente do pagamento pelo inquilino, e garante indenização de até R$ 50 mil por eventuais danos causados pelo inquilino ao imóvel ao fim do contrato de locação. Para imobiliárias, a empresa oferece um portfólio de serviços com soluções de crédito e financiamento, garantia locatícia e geração de demanda.
Atualmente, a companhia tem mais de 195 mil contratos e R$ 100 bilhões em ativos sob administração, com atuação em mais de 75 cidades no Brasil, além da Argentina, Equador, Panamá, Peru e México, por meio das operações do grupo Navent, adquirido em dezembro de 2021. Para saber mais sobre o QuintoAndar, acesse nossa Sala de Imprensa.

Assessoria | QuintoAndar

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet