Odirley da Rocha

ChatGPT: o bot que vai sacudir o mercado condominial

Chatbot de inteligência artificial, lançado em novembro de 2022, já teve 1 milhão de usuários em apenas cinco dias. Síndico precisa desfrutar do ChatGPT

08/03/23 03:16 - Atualizado há 1 ano
Mulher utilizando o ChatGPT, um recurso que usa Inteligência Artificial para dialogar com usuários
O ChatGPT é um protótipo de um chatbot com inteligência artificial, lançado em novembro de 2022 e especializado em diálogos
iStock

Nos últimos anos, um serviço que vem ajudando muito as administradoras e alguns síndicos no país são os chatbots, e e logo mais falaremos de um deles: o ChatGPT.

Eles ajudam no primeiro contato com o morador e, durante as conversas, filtram informações que servirão para oferecer um atendimento personalizado quando o síndico ou a administradora entrarem em contato com o cliente.

Deixa eu dar um exemplo prático para você:

Neste momento, o chatbot solicita o número do CPF do morador e, em poucos segundos, o sistema envia o PDF do boleto.

O chatbot entra em ação e responde com o contato da empresa do elevador, evitando que o síndico precise ser acionado nesse caso.

Apesar de algumas pessoas ainda não usarem a tecnologia, ela já não é novidade e os chatbots estão evoluindo de uma maneira fantástica, com investimentos bilionários em Inteligência Artificial.

Estamos vivendo um boom no quesito surgimento de soluções que parece coisa de filme.

Quer ver? Deixa eu dar umas dicas mega power que, no final, eu garanto que deixará você surpreso ao saber de onde tirei todas essas ideias.

Como engajar moradores em uma assembleia de condomínios?

Comunicação clara

Comunique com antecedência a data e a hora da assembleia, bem como a pauta a ser discutida.

Envie convites por e-mail, cartazes nos elevadores ou no quadro de avisos do condomínio e faça uso de outras ferramentas de comunicação disponíveis.

É importante garantir que todos os moradores sejam informados sobre a assembleia e saibam da sua importância.

Pauta interessante

Certifique-se de que a pauta da assembleia inclua assuntos relevantes e importantes para o condomínio.

Isso ajudará a motivar os moradores a participar e a se engajar nos assuntos que serão discutidos.

Transparência

É fundamental que a assembleia seja transparente e que os moradores possam participar ativamente das discussões e tomar decisões importantes.

Facilite o acesso às informações relevantes e esteja aberto a perguntas e sugestões dos moradores.

Facilidade de acesso

Considere realizar a assembleia em horários e locais que sejam convenientes para a maioria dos moradores.

Se possível, ofereça opções de participação online ou por telefone, o que pode ajudar a aumentar a participação dos moradores.

Incentivos

Considere oferecer incentivos para os moradores que comparecerem à assembleia, como sorteios de brindes ou descontos em serviços do condomínio.

Isso pode ajudar a motivar os moradores a comparecer e participar ativamente da assembleia.

Profissionalismo

Mantenha uma postura profissional e respeitosa durante a assembleia, mesmo que as discussões sejam acaloradas. Isso ajudará a criar um ambiente de respeito e confiança entre os moradores.

Lembre-se que, para que as assembleias sejam efetivas, é importante que a participação seja expressiva e que as decisões tomadas representem os interesses da maioria dos moradores.

Por isso, é fundamental criar um ambiente que incentive a participação e o engajamento dos moradores.

Uso prático do ChatGPT na gestão de condomínios

Você gostou das dicas acima? Pois é, saiba que elas foram tiradas de um chatbot super inteligente chamado ChatGPT

O ChatGPT é um protótipo de um chatbot com inteligência artificial, lançado em novembro de 2022, desenvolvido pela OpenAI e especializado em diálogos.

Este chatbot teve 1 milhão de usuários em apenas cinco dias. Como parâmetro, a Netflix demorou três anos e meio para contabilizar o mesmo número de usuários.

Este é um exemplo amplo, porém, vamos nos aprofundar e trazer para mais próximo da realidade do mercado condominial.

Imagina você, síndico, poder solicitar ao ChatGPT coisas como:

• Crie um comunicado sobre cheiro de maconha no condomínio”
  • Redija uma advertência para aquela moradora de 60 anos que sempre estaciona no lugar errado na garagem”
  • Escreva um aviso dizendo que é proibido andar com animais soltos nas áreas comuns do condomínio. Mas fale com mais amor neste caso, porque também gosto muito de animais.”
  • “Hoje apenas 5% dos moradores estão usando o aplicativo da administradora de condomínio e eu preciso de um comunicado que seja direcionado à faixa etária acima de 50 anos que os faça engajar no app.”

O mais impressionante disso é que em poucos segundos você tem um texto personalizado para o assunto que você solicitou.

Quanto mais detalhes você der, mais rico fica o conteúdo do texto que o ChatGPT fez. Não é incrível?

Na prática, sabe aqueles síndicos que são muito bons em execução, mas pecam na comunicação? Eles terão um grande aliado daqui para frente.

É como se você tivesse um funcionário escrevendo textos personalizados para cada condomínio, cada morador e cada necessidade que surgir.

Tudo isso em poucos segundos e, ao menos por enquanto, tudo de graça.

E aí, você achou assustador? Comente este artigo e, se você gostou, bora compartilhar?

(*) Odirley Rocha é formado em Eletrotécnica e Eletrônica, com MBA em Gestão da Segurança Empresarial. No mercado de segurança há 23 anos; diretor de relacionamento do Porter Group. (https://portergroup.com.br/).