Segurança

Contra incêndios

Campo Grande tem mutirão de treinamento oferecido pelos bombeiros

terça-feira, 19 de junho de 2012

Bombeiros fazem treinamento contra incêndio e pânico em Campo Grande

Mariana Anunciação

Para oferecer orientações e palestas de como proceder em casos de sinistro, iniciou nesta quarta-feira (26), o mutirão de treinamento de incêndio e pânico e está previsto para encerrar no dia 26 de janeiro. A capacitação é considerada de caráter emergencial e será estendida para funcionários e moradores que desejarem participar desta ação, no decorrer dos próximos 90 dias.

Esta iniciativa acontece há menos de um mês do incêndio que foi registrado no edifício de luxo Leonardo Da Vinci, situado na Rua Amazonas, no qual, resultou na morte de duas pessoas, em decorrência de intoxicação pela fumaça.

Conforme o comandante-geral do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul, coronel Ociel Ortiz Elias, foi detectado naquela ocorrência que as pessoas não tinham conhecimento dos dispositivos de prevenção a incêndio, nem das rotas de fuga e dos procedimentos de emergência.

Mutirão

Cerca de 500 síndicos de prédios de Campo Grande se reuniram nesta quarta-feira (26), por volta das 18h30, no Crea-MS (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia) para apresentar a metas do Mutirão. O encontro contou com a exibição de vídeos demonstrativos de incêndios, palestras e debates sobre os tópicos de segurança existentes num prédio elevado, como hidrantes, extintores, iluminação, sinalização de emergência, utilização da escada de emergência, e entre outros.

O Coronel Joaquim Lopes, Diretor do Serviço Técnico dos Bombeiros, explicou que além dessas palestras padrões eles oferecerão dicas de prevenção. “Daremos conselhos de como proceder em casos de emergência. Por exemplo, dependendo do caso, é muito melhor sinalizar com um lençol, do que ficar gritando e pedindo socorro. Porque além do desgaste, ninguém vai te ouvir”, explicou ele.

O coronel Ociel Ortiz Elias informou que serão disponibilizados 30 oficiais capacitados para esse propósito. “Nossa missão é orientar moradores e funcionários, que residem em edifícios na Capital para se comportarem da melhor forma possível na ocorrência de incêndios”, explicou ele.

Segurança

Para o secretário da Sejusp (de Estado de Justiça e Segurança Pública), Wantuir Francisco Brasil Jacini, este mutirão é bastante importante para informar a população. “Com essa tragédia, nós observamos que os moradores não sabem utilizar os equipamentos de segurança”, destacou ele.

“Passou da hora de fazer algo assim. Mas só porque houve esses óbitos é que resolveram fazer. Mas está bom, porque sempre há tempo de aprender alguma coisa”, desabafou a síndica há 16 anos do Condomínio Central Park Residences.

O mutirão é uma parceria do Corpo de Bombeiros e da Secovi/MS (Sindicato da Habitação). “Esta parceria é inédita e vai ficar para a história”, salientou Marcos Augusto Neto, Presidente do Secovi. O síndico do Vale do Sol II, Idael Crispim da Fonseca, também ficou feliz com a iniciativa. “Apesar de alguns condomínios não terem tanto risco de incêndio, por serem menores, sempre é bom. Um simples treinamento pode fazer toda a diferença”, concluiu o síndico.

Fonte: http://www.midiamax.com/