O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
José Elias de Godoy

Controle de acesso

Condôminos devem ajudar a evitar problemas com visitantes

10/03/15 03:35 - Atualizado há 9 anos
WhatsApp
LinkedIn

* por José Elias de Godoy

O que se observa é que os condomínios têm sido alvo de incursões criminosas, onde os bandidos utilizam a porta da frente dos prédios para executarem suas invasões e assim cometerem seus delitos. Portanto, deve-se  tomar algumas precauções nas entradas dos condomínios, iniciando-se pela identificação de toda e qualquer pessoa estranha que queira entrar no prédio.

É importante salientar que esta triagem deve ser feita na parte externa do condomínio, ou seja: do lado de fora dos portões, perguntando-lhe o nome, de onde vem, com quem gostaria de falar ou visitar e se for o caso o assunto a ser tratado.

Feito isto, deve-se entrar em contato com o morador, verificando a possibilidade deste recebê-lo ou não. Sendo autorizado, deve-se liberar a entrada do visitante, cadastrando-o,  anotando seus dados em livro, formulário próprio, ou ainda sistema informatizado, sendo em seguida indicado o caminho que o visitante percorrerá até a residência do morador.

O portão somente deve ser aberto após a identificação completa do visitante e da autorização por parte do morador. Se houver quaisquer dúvidas, quanto à identidade do visitante, o morador deve descer à portaria para identificá-lo.

O porteiro deve ser orientado que antes de tomar atitudes de liberação de entrada de estranhos ao prédio, certifique-se que a autorização, via fone ou interfone, partiu realmente de um morador.

Para tanto a portaria deverá manter um cadastro atualizado de todos condôminos servindo como fonte de consulta para os porteiros a fim destes contatarem diretamente com os moradores.

Fora isto, os porteiros devem conhecer todos os condôminos residentes no condomínio.

Os moradores devem estar cientes e conscientes que os colaboradores estão atuando de forma preventiva em prol da segurança coletiva e, diante disto, devem elogiar o funcionário quando este pratica uma atitude correta além de informarem suas visitas sobre as regras de acesso ao prédio. A repreensão do funcionário, quando age segundo as normas de segurança do prédio, incentiva que ele dê uma esmorecida nos procedimentos de controle de acesso estabelecidos.  Acrescido a isto, os funcionários deverão ser bem treinados e preparados a fim de exercerem sua função com qualidade e seguindo-se os conceitos básicos da proteção condominial. Agindo-se preventivamente é que se poderá minimizar os riscos de assaltos e dificultar o acesso daqueles que queiram se aproveitar dessas vulnerabilidades para fazerem os condomínios  vítimas de suas artimanhas.

(*)Consultor de Segurança em Condomínios pela SUAT e autor dos livros "MANUAL DE SEGURANÇA EM CONDOMÍNIOS" e “TÉCNICAS DE SEGURANÇA EM CONDOMÍNIOS”. Maiores informações elias@suat.com.br.

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet