Obrigações

Dissídio de terceirizados

Confira os reajustes de salários e benefícios acordados em São Paulo

sexta-feira, 24 de março de 2023

Convenções coletivas de funcionários terceirizados entram em vigor no estado de São Paulo

Acordos foram firmados nas categorias de limpeza e segurança. Veja os detalhes

Definidos em Convenção Coletiva no mês de dezembro, os reajustes salariais acordados pelos funcionários terceirizados nas categorias de limpeza e segurança na data-base de 1º de janeiro já entram em vigor neste mês, sendo firmados respectivamente em 7% e 5,9%.

Além da remuneração, os sindicatos também avaliaram aumentos em benefícios como: vale-refeição, cesta básica e auxílio saúde.

Para auxiliar gestores e administradoras de condomínios a se adequarem às mudanças e organizarem o planejamento financeiro neste início de ano, o SíndicoNet detalha abaixo os novos valores. Confira!

Serviços de asseio e conservação

Em comunicado conjunto divulgado pelo SEAC-SP (Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação no Estado de São Paulo) e SIEMACO-SP (Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Prestação de Serviços de Asseio e Conservação e Limpeza Urbana de São Paulo), o piso salarial mínimo para a categoria passa a ser R$ 1.481,56.

Com o reajuste de 7% sobre os benefícios, eles devem se configurar da seguinte forma:

• Vale-refeição: R$ 19,01/ dia trabalhado
  • Cesta básica ou vale-alimentação: R$ 132,48
  • Auxílio saúde: R$ 32,05
  • Programa de Participação nos Resultados (PPR): R$ 310,83
  • Benefício Social Sindical: R$ 14,62

A partir deste cenário, o impacto financeiro nos contratos vigentes de prestação de serviço da categoria atinge o percentual de 7,93%.

Segurança privada e vigilância

No que diz respeito aos profissionais de segurança, o aumento de 5,9% incidiu sobre os pisos salariais conforme as funções desempenhadas, variando de R$1.465,92 a R$ 4.097,65. A tabela completa pode ser acessada aqui.

O acordo foi firmado por Sesvesp (Sindicato das Empresas de Segurança Privada, Segurança Eletrônica e Cursos de Formação do Estado de São Paulo), FETRAVESP (Federação dos Trabalhadores em Segurança e Vigilância Privada, Transporte de Valores, Similares e Afins do Estado de São Paulo), Seevissp (Sindicato dos Empregados em Empresas de Vigilância, Segurança e Similares de São Paulo) e entidades de classe municipais.

Já os benefícios obrigatórios assumem os seguintes valores:

• Vale-alimentação ou ticket-refeição: R$ 34,75/ dia trabalhado
  • Cesta básica: R$ 179,57
  • Auxílio saúde: até 5% do salário, quando vinculado somente ao titular.

As informações completas podem ser acessadas aqui.

Conteúdo SíndicoNet