Jurídico

Maquinário retira escombros que restaram do Edifício Liberdade
Tragédia que motivou regulamentação de reformas acaba de completar 12 anos
Reprodução/ Defensoria Pública do Rio de Janeiro

Empresa responsável por obras em prédio que desabou no Rio é condenada

Decisão inclui reparação a familiares das vítimas

A Justiça do Rio de Janeiro condenou a empresa responsável pelas obras que teriam provocado o desabamento do edifício Liberdade e de mais dois prédios no centro da capital fluminense, em janeiro de 2012. O incidente deixou 22 mortos. A informação foi divulgada pela Defensoria Pública do estado (DPRJ).

A decisão judicial atendeu a um pedido da DPRJ, que buscou reverter sentença de 2021 que absolveu totalmente a empresa Tecnologia Organizacional (TO Brasil), que fazia as obras no Liberdade quando o prédio desabou.

O desabamento provocou também o colapso de dois edifícios vizinhos, o Colombo e o Treze de Maio.

Na decisão desta terça-feira (20), a Justiça determinou que a empresa repare os familiares das vítimas, com pagamento por danos morais, materiais e pensão mensal para aqueles que eram dependentes financeiramente dos que morreram no desabamento.

Em 2021, a Justiça havia condenado parcialmente o município do Rio. Agora, a Defensoria Pública entrará com recurso para aumentar a responsabilidade das autoridades municipais que, de acordo com a DPRJ, deveriam ter fiscalizado as obras.

Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2024-02/empresa-responsavel-por-obras-em-predio-que-desabou-no-rio-e-condenada