O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Segurança

Explosão em condomínio

SP: Vazamento pode ter provocado acidente que destruiu 10 imóveis

sexta-feira, 28 de abril de 2023
WhatsApp
LinkedIn
SP: Vazamento pode ter provocado acidente que destruiu 10 imóveis

[Atualização] Polícia Científica faz nova vistoria em prédio onde explosão destruiu 10 apartamentos e deixou 4 feridos em Campos do Jordão

Equipes da Polícia Científica já estiveram no local na segunda e agora fazem uma perícia complementar. Principal suspeita dos Bombeiros é que explosão tenha sido motivada por vazamento de gás.

Peritos da Polícia Científica fazem uma nova vistoria nesta quarta-feira (26) a fim de identificar as causas da explosão no condomínio Saint Ettiene, que destruiu 10 apartamentos e deixou quatro pessoas feridas na noite do último sábado (22), no Morro do Elefante em Campos do Jordão (SP).

Na última segunda-feira, equipes da Polícia Científica já estiveram no local para o trabalho e agora fazem uma perícia complementar.

Os peritos chegaram ao local por volta das 10h e analisaram o prédio da área externa, entraram nos apartamentos mais atingidos e verificaram detalhes, como tubulações e conexões que estavam entre os escombros. Até às 11h45, o trabalho não havia sido encerrado.

A principal suspeita é de que um vazamento de gás tenha provocado o acidente, segundo o Corpo de Bombeiros. Um laudo da Polícia Científica deve definir as causas da explosão.

Os Bombeiros informaram que o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) apresentado pela administração do condomínio tinha validade até agosto de 2027. A última vistoria no local havia sido feita em agosto do ano passado.

Feridos

No momento da explosão, 26 pessoas estavam no prédio, sendo que quatro ficaram feridas. Uma adolescente de 14 anos e uma mulher de 52 tiveram ferimentos leves e foram atendidas no complexo de saúde de Campos do Jordão. As duas já foram liberadas.

Uma outra adolescente de 14 anos chegou a ser transferida para atendimento no Hospital Regional de Taubaté, e recebeu alta no domingo.

O caso mais grave é de uma jovem de 24 anos, que teve 70% do corpo queimado, segundo o Samu, e foi transferida para um hospital em São Paulo.

Explosão

A explosão no prédio, que fica na Rua dos Manacás, aconteceu por volta das 20h de sábado (22). 10 apartamentos foram destruídos. Segundo os Bombeiros, algumas paredes internas foram destruídas, mas não houve colapso do prédio.

Turistas relataram ao g1 que os vidros de imóveis próximos tremeram e houve um forte barulho por volta das 20h.

O prédio é residencial, mas a maioria dos proprietários aluga para turistas por meio de plataformas de hospedagem.


[26/04/2023] Médica vítima de explosão em prédio aproveitava feriado com namorado em Campos do Jordão

Renata Fontoura, de 24 anos, é única das quatro vítimas que permanecia internada nesta quarta-feira (26). Ela está na UTI do hospital Beneficência Portuguesa em São Paulo.

A médica recém-formada Renata Fontoura, de 24 anos, é uma das quatro vítimas da explosão no condomínio Saint Ettiene em Campos do Jordão (SP). O acidente, que destruiu 10 apartamentos, aconteceu na noite do último sábado (22), quando a cidade recebia milhares de turistas.

O caso de Renata é o mais grave entre as quatro pessoas feridas. As outras três vítimas já tiveram alta, mas a jovem permanecia internada na UTI do Hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo, nesta quarta.

"Os médicos disseram para eu ter paciência e fé. Ela vai sair dessa. Tem verdadeiros anjos cuidando da minha filha", disse a empresária Veronilda Fontoura, mãe de Renata.

Renata Fontoura é de Novo Mundo (MT), que fica a 757 km de Cuiabá. Recém-formada em medicina na Universidade Federal de Mato Grosso, a jovem estava em Campos do Jordão com o namorado para passar o feriado de Tiradentes.

O casal alugou um apartamento no condomínio que explodiu na noite do último sábado (22). No momento do acidente, os dois estavam no andar térreo, em uma sala.

Segundo Veronilda, uma laje caiu sobre a jovem, mas ela ficou isolada por um bolsão de ar e conseguiu gritar para o namorado ajudá-la. O rapaz sofreu apenas uma queimadura no braço, sem gravidade.

Com lesões graves e cerca de 70% do corpo queimado, segundo o Samu, Renata foi socorrida e precisou ser transferida para o hospital em São Paulo, onde seguia internada até esta quarta-feira.

As outras três vítimas são duas adolescentes de 14 anos e uma mulher de 52. Elas foram socorridas e já foram liberadas do hospital.


[25/04/2023] Parte de prédio que explodiu em Campos do Jordão será demolida, diz Defesa Civil

Técnicos do órgão fizeram vistoria no local nesta segunda-feira (24) e apontaram necessidade de demolição de parte da estrutura. Local segue interditado.

A Defesa Civil informou que parte da estrutura do condomínio Saint Ettiene, que explodiu e deixou quatro pessoas feridas em Campos do Jordão (SP), precisará ser demolida. Dez dos 32 apartamentos ficaram destruídos após explosão no último sábado (22).

O prédio no Morro do Elefante segue interditado. Na segunda-feira (24), houve uma liberação parcial apenas para que os moradores pudessem retirar veículos da garagem. O local também recebeu visitas técnicas para identificar as causas do acidente.

Equipes da Polícia Civil, do Instituto de Criminalística, prefeitura e técnicos da Defesa Civil estiveram no local. Após a vistoria, o coordenador da Defesa Civil, Wander Vieira, afirmou que parte da estrutura vai precisar ser demolida.

"Haverá necessidade disso até porque ainda há risco de queda de teto, paredes, há um material solto ainda. O condomínio terá que apresentar para nós, Defesa Civil, um trabalho de como vai fazer e até essa demolição que haverá necessidade nos apartamentos de números ímpares até pela segurança dessas pessoas que vão fazer isso. Há fragmentos soltos, paredes que estão vulneráveis, janelas, utensílios soltos, haverá necessidade disso", explicou.

Não há um prazo para conclusão do laudo que vai apontar as causas da explosão. A principal suspeita é de que um vazamento de gás tenha provocado o acidente, segundo o Corpo de Bombeiros.

Os Bombeiros informaram que o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) apresentado pela administração do condomínio tinha validade até agosto de 2027. A última vistoria no local havia sido feita em agosto do ano passado.

Nesta terça, o local deve passar por uma nova vistoria. Dessa vez, a análise será realizada pela seguradora do prédio.


[24/04/2023] O que se sabe e o que falta saber sobre explosão em condomínio que destruiu 10 apartamentos e deixou 4 feridos em Campos do Jordão, SP

Caso aconteceu na noite de sábado (22) no Morro do Elefante. Prédio é residencial, mas muitos proprietários alugam para turistas na temporada.

Uma explosão no condomínio Saint Ettiene destruiu 10 apartamentos e deixou quatro feridos no Morro do Elefante em Campos do Jordão (SP). O acidente aconteceu na noite do último sábado (22), quando a cidade recebia milhares de turistas.

O prédio foi interditado pela Defesa Civil e moradores e turistas estão impedidos de acessar o local. Dois dias após o acidente, as causas da explosão são apuradas pela Polícia Civil.

O que aconteceu?

A explosão aconteceu por volta das 20h de sábado (22) no condomínio Saint Ettiene, que fica na Rua dos Manacás, no Morro do Elefante. 10 dos 32 apartamentos do imóvel ficaram destruídos e quatro pessoas ficaram feridas.

Turistas relataram ao g1 que os vidros de imóveis próximos tremeram e houve um forte barulho. Carros ficaram sob escombros e destroços foram lançados à distância.

O que provocou a explosão?

Ainda não se sabe em qual apartamento aconteceu e quais as causas da a explosão. Uma perícia preliminar do corpo de Bombeiros indicou que um vazamento de gás deve ter provocado o acidente. Parentes de uma das vítimas disseram à reportagem ter sentido cheiro forte de gás no local.

Nesta segunda-feira, o local deve passar por uma perícia da Polícia Civil, que vai determinar o que motivou o acidente.

Quem são e como estão as vítimas?

Quatro pessoas ficaram feridas, sendo duas adolescentes de 14 anos e duas mulheres. Uma adolescente de 14 anos e uma mulher de 52 tiveram ferimentos leves e foram atendidas no complexo de saúde de Campos do Jordão. As duas já foram liberadas.

Uma outra adolescente de 14 anos chegou a ser transferida para atendimento no Hospital Regional de Taubaté, e recebeu alta no domingo.

O caso mais grave é de uma jovem de 24 anos, que teve 70% do corpo queimado e foi transferida para um hospital em São Paulo.

O que diz quem estava no local?

Moradores e turistas que estavam hospedados no local relataram como foi o momento da explosão, que foi percebida em diversos pontos da cidade por um forte estrondo e um clarão.

João Paulo Corvo, de Salvador (BA), estava com sua família se preparando para curtir a noite na cidade quando foram surpreendidos pelo estrondo.

“Estávamos todos reunidos na sala, nos aprontando para sair e ouvimos uma explosão aterrorizante. Foi tão intenso [o barulho], que nós achamos que havia sido no nosso apartamento, que alguma coisa tivesse explodido, a lareira, algum encanamento, mas, depois do susto, vistoriamos o apartamento e não tínhamos noção do que tinha acontecido”, disse ele, que explicou que o cenário ficou mais preocupante quando desceu e viu os escombros.

“Quando olhamos por fora da vidraça estilhaçada, vimos um monte de escombro e aí a coisa ficou um pouco mais preocupante. Vimos que havia sido algo mais grave. Quando descemos para verificar a parte de fora, nós vimos um cenário de pós-guerra. Parecia que o prédio havia sido bombardeado. As pessoas estavam atônitas, muita poeira, muito cheiro de gás, vazamento de água por todos os lados, foi um cenário complicado de lidar”.

A balconista Giulia de Souza, que mora perto do local, voltava do trabalho quando foi surpreendida pela explosão.

“Cheguei no portão da minha casa, abri o portão e escutei o estrondo. Na hora, eu vi que havia dado uma chama de fogo. Eu senti meu corpo ir para a frente. Explodiu igual uma bomba”, disse.

O local estava com toda documentação em dia?

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) apresentado pela administração do condomínio tinha validade até agosto de 2027. A última vistoria no local havia sido feita em agosto do ano passado.

No momento da explosão, 26 pessoas estavam no prédio, sendo que quatro ficaram feridas. O condomínio Saint Ettiene é composto por 32 apartamentos e tem característica residencial, mas a maioria dos proprietários aluga para turistas por meio de plataformas de hospedagem.

O prédio vai ficar interditado?

O condomínio Saint Ettiene está interditado desde a noite de sábado (22) e não há previsão de que seja liberado o acesso para moradores e turistas que estavam hospedados no local. Equipes da Defesa Civil devem fazer uma avaliação técnica no local para saber se há riscos ou danos à estrutura.

Fonte: g1

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet