Obrigações

Greve em Curitiba

Porteiros cruzam os braços por falta de proposta formal do Secovi

quarta-feira, 28 de março de 2012

Porteiros de Curitiba entram em greve e protestam em frente à sede do Secovi

Os porteiros de Curitiba estão em greve. Uma assembleia realizada na noite de segunda-feira (26) pelo Sindicon (Sindicato dos Empregados em Condomínios do Paraná) decidiu pela paralisação que deve afetar toda a categoria já nesta terça-feira (27). Um protesto bloqueou a Rua Doutor Pedrosa no Centro logo nas primeiras horas do dia.

A assembleia aconteceu as 18h de segunda e os trabalhadores afirmam não ter recebido nenhuma proposta formalmente do Secovi-PR (Sindicato da Habitação e dos Condomínios). Entretanto, uma proposta já havia sido entregue aos porteiros de Ponta Grossa e divulgada pela imprensa horas antes. A proposta seria a mesma feita aos trabalhadores da capital.

“Não fomos informados de proposta nenhuma. Aguardamos até o fim da assembleia. Como não nos foi passado nada, deflagramos a greve e marcamos uma manifestação em frente ao Secovi”, afirmou em entrevista ao Jornal da Banda B 1º Edição desta terça-feira, o presidente do Sindicon, Hélio Rodrigues da Silva.

A proposta divulgada pelo Secovi foi de aumento de 10,5% no piso, 8% no salário, R$ 150,00 de cesta básica e seguro de vida de R$ 30 mil. Os porteiros pleiteiam um aumento de 15%. Este foi o mesmo acordo feito entre Sindehtur – Sindicato que representa os Condomínios de Ponta Grossa e Região – ainda na tarde de ontem com os trabalhadores daquela cidade.

“Mais uma vez somos tachados de intransigentes, mas não recebemos nenhuma proposta formalmente, diferente de Ponta Grossa”, reafirmou Rodrigues. Uma nova manifestação foi marcada em frente ao Secovi, na esquina entre as ruas Desembargador Motta com Doutor Pedrosa, centro de Curitiba.

Segue a proposta enviada pelo Secovi aos porteiros de Ponta Grossa e divulgada pela imprensa:

PREZADOS REPRESENTADOS:

O SECOVI – PR e o SINDEHTUR – Sindicato que representa os Condomínios de Ponta Grossa e Região, concluíram na noite de ontem (22/03/2012), a CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO com vigência de OUTUBRO de 2011 até MAIO DE 2013, com mudança de sua data base para o mês Maio.

A Convenção foi concluída atendendo, dentro do justo e possível, os anseios da classe trabalhadora e a capacidade financeira dos condomínios e shopping centers. Assim sendo, resultou no que segue abaixo descrito:

Pisos salariais -  reajuste médio de 10,5%;

Salários -  reajuste de 8%, com um ganho real de 0,7%;

Cesta básica: R$ 150,00 (cento e cinqüenta reais);

Seguro de vida: R$ 30.000,00 (trinta mil reais);

As diferenças dos valores dos PISOS  SALARIAIS  e SALÁRIOS existentes no Estado, foram ajustados da seguinte forma:

PISOS SALARIAIS:

Maio de 2012 - reajuste de 3%;

Outubro 2012 - eajuste de 3%;

Maio de 2013 - os pisos serão equiparados com os pisos do interior do Estado;

SALÁRIOS:

Maio de 2012 – antecipação salarial de 3%;

Outubro de 2012 – antecipação salarial de 3%;

Maio de 2013 – aplicação do INPC apurado no período de outubro de 2011 a abril de 2013, deduzidas as antecipações salariais, acrescido de eventual ganho real  concedido aos trabalhadores do interior do Estado, resultante das negociações que ocorrerão entre os representantes da classe patronal e laboral, em maio de 2012.

Fonte: http://bandab.pron.com.br