O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Ambiente

Pragas urbanas

Infestação de escorpiões preocupa moradores de residencial na Bahia

sexta-feira, 24 de março de 2023
WhatsApp
LinkedIn

Moradores de condomínio em Salvador denunciam infestação de escorpiões: 'Só no meu apartamento encontrei uns dez'

Mulher foi picada por animal peçonhento há 15 dias na capital. População enfrenta problema semelhante em Teixeira de Freitas, no extremo sul.

Moradores de um condomínio do bairro da Fazenda Grande 4, em Salvador, denunciaram infestação de escorpiões. O animal é venenoso e a picada pode levar à morte, em alguns casos.

"Aqui já apareceram uns 50. Só no meu apartamento encontrei uns 10, no da vizinha, mais uns sete. Todos os blocos estão cheios, mas o meu, o 9, é o que tem mais", disse a advogada aposentada Jane Cirino, moradora do condomínio.

Segundo ela, uma vizinha foi picada por um escorpião há 15 dias. Apesar de passar bem, ela apresenta dormência nos braços.

"A gente pede providência ao condomínio o tempo todo, porque são telhas atrás dos blocos, caixas de esgotos entupidas, baratas e lixo que os moradores jogam", contou.

A bióloga do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Virgínia Rocha, informou que o órgão foi notificado sobre o caso da moradora e fez uma análise no local. Foram constatadas irregularidades no condomínio como lixo e materiais de construção abandonado, fatores que criam um ambiente propício para o abrigo desses animais.

"A gente percebe também a presença de muitas baratas, por causa de caixas de esgoto abertas. Esse animal é um dos alimentos dos escorpiões", acrescentou a bióloga.

Ainda conforme o CCZ, o animal que picou a moradora e que tem predominado no condomínio é da espécie Tityus Serrulatus, conhecido popularmente como escorpião-amarelo, típico do Nordeste brasileiro.

"Ele não é tão agressivo em relação a pessoas adultas. A nossa preocupação maior se trata de crianças até sete anos e idosos, que têm a imunidade mais baixa", disse a bióloga do CCZ.

Aumento de 175% no extremo sul

Um aumento de 175% no número de pessoas picadas por escorpiões tem causado preocupação aos moradores de Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia. A quantidade de casos fez com que a prefeitura criasse o Serviço de Controle de Escorpiões.

De janeiro a novembro deste ano, 110 pessoas foram picadas na cidade. No mesmo período do ano passado, foram 40 casos. Apenas em novembro deste ano, 23 casos foram registrados, uma incidência ainda maior em relação ao ano anterior. Entre dezembro de 2021 e janeiro deste ano, foram 75 registros.

Veja também

https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2022/12/13/moradores-de-condominio-em-salvador-denunciam-infestacao-de-escorpioes-so-no-meu-apartamento-encontrei-uns-dez.ghtml

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet