Denúncia trabalhista

SP: Funcionários de obra em condomínio não recebem salário

quarta-feira, 22 de março de 2023

Ministério do Trabalho fiscaliza obra em condomínio após denúncia de atraso em pagamentos de salários em Sorocaba

Oito funcionários, que são de estados do Nordeste do país, estavam em um alojamento com más condições, de acordo com a denúncia.

Após uma denúncia de atraso em pagamentos de salários, fiscais do Ministério do Trabalho estiveram na obra de um condomínio em Sorocaba (SP) nesta segunda-feira (20).

Conforme apurado pela TV TEM, pelo menos oito funcionários contaram que foram a Sorocaba em 2022 para trabalhar na obra. A maioria é de estados do Nordeste do país.

Os funcionários foram colocados em um alojamento que, segundo eles, está em más condições. Além disso, alguns teriam até três salários atrasados. O azulejista, Diogo Brito de Carvalho, conta que há meses está sem previsão de receber o salário.

“Nós pedimos dinheiro e todo dia o cara dá um prazo de segunda para quarta, de quarta para sexta, e assim já passaram dois meses e nós estamos devendo.”

Os funcionários relataram que foram contratados pela empresa Guarim Infraestrutura, que estaria prestando serviços para outra empresa.

Segundo o chefe regional da fiscalização do trabalho, Ubiratan Vieira, todas as empresas envolvidas podem ser responsabilizadas pela situação. Os funcionários, que estão há um mês sem trabalhar, continuam no alojamento e esperam receber os salários para voltarem para casa.

“Pode responder também pelo atraso de pagamento, pode responder por uma questão de falta de equipamento de proteção, de segurança e medicina do trabalho. Enfim, é uma série de autuações.”

A TV TEM entrou em contato com a empresa Guarim Infraestrutura, que seria a responsável por contratar os funcionários. O dono da Guarim disse que prestou serviços para outra empresa terceirizada, a Expert, que não teria feito os repasses.

A reportagem também tentou contato com o proprietário da Expert, que não respondeu. A construtora responsável pela obra, o Grupo Lidera, não se pronunciou sobre o caso até a última atualização desta reportagem.

Fonte: https://g1.globo.com/sp/sorocaba-jundiai/noticia/2023/03/20/ministerio-do-trabalho-fiscaliza-obra-em-condominio-apos-denuncia-de-atraso-em-pagamentos-de-salarios-em-sorocaba.ghtml