O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Ambiente

Obras no metrô

SP: Condomínio é afetado por transbordamento de esgoto

terça-feira, 14 de março de 2023
WhatsApp
LinkedIn

Moradores de condomínio na Zona Sul de SP reclamam de alagamento causado por obra da Linha 9-Esmeralda

Segundo moradores, chuva que atingiu a região no último domingo (12) fez com que rede de esgoto transbordasse. Mais de dez casas foram afetadas e o muro de uma delas chegou a cair.

Moradores que vivem próximos a uma obra da estação de trem Mendes - Vila Natal, da Linha 9-Esmeralda, da ViaMobilidade, relatam ter sido vítimas de um alagamento no último domingo (12) na Zona Sul de São Paulo.

Segundo os moradores do entorno do Condomínio Residencial Flávia, com a chuva que atingiu a região no domingo, um esgoto construído para as obras da linha não suportou e acabou transbordando. Ainda de acordo com os relatos, mais de dez casas foram afetadas, e o muro de uma delas chegou a cair.

"A maioria delas teve um grande prejuízo. TVs, geladeira, sofá, cama, guarda-roupa... Foi uma tragédia, uma tristeza. Moro aqui há 40 anos e nunca presenciei algo parecido", contou a síndica do condomínio.

Eles ainda afirmam que desde o ano passado estão em contato com autoridades para tratar da situação esgoto, porém, até o momento, nenhuma medida foi tomada.

Procurada pelo g1 para falar sobre o caso, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que é responsável pela construção, não se manifestou até a última atualização desta reportagem.

Operação da estação Mendes-Natal

A estação Bruno Covas / Mendes - Vila Natal, da Linha 9-Esmeralda de trens, começou a operar de forma integral em 9 de julho de 2022.

O funcionamento ocorre durante o mesmo período que as demais, das 4h40 à 0h, em dias úteis, finais de semana e feriados.

A extensão da Linha 9-Esmeralda até o extremo sul da capital paulista foi anunciada em 2011 pelo então governador Geraldo Alckmin (PSDB), que iniciou as obras em 2013, com previsão de entrega para 2015. Mas, por falta de recursos federais para a finalização, a entrega foi adiada, e as obras, paralisadas até 2018.

Após o estado obter financiamento em Brasília, o governo paulista anunciou a retomada das obras para maio de 2019, o atual governo anunciou a retomada, com prazo de entrega para 2021.

A estação Bruno Covas só foi concluída seis anos depois do previsto, em agosto de 2021, quando começou a funcionar no esquema de operação assistida, com horário reduzido, entre 10h e 13h, que foi gradualmente ampliado até as 15h.

Ainda assim, esta foi a primeira de duas estações do projeto de ampliação da Linha 9-Esmeralda a serem entregues – a linha deve chegar até a região de Varginha, no extremo Sul da capital paulista, onde está em construção uma parada de mesmo nome.

A expansão do Grajaú para a Vila Mendes e Varginha tem 4,5 km de extensão. Assim que a estação Varginha ficar pronta e começar a operar, a expectativa do governo é que a Linha Esmeralda passe a ter 18 paradas e transporte 110 mil usuários por dia.

Fonte: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2023/03/13/moradores-de-condominio-na-zona-sul-de-sp-reclamam-de-alagamento-causado-por-obra-da-linha-9-esmeralda-da-viamobilidade.ghtml

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet