Manutenção

Risco de desabamento

DF: 4 prédios são evacuados após moradores notarem rachaduras

segunda-feira, 29 de abril de 2024

Prédios são evacuados e interditados em Planaltina por risco de desabamento

Os moradores ligaram para os bombeiros após constatarem rachaduras na parede, além de estalos. No total, quatro prédios foram evacuados e três interditados para avaliação

Quatro prédios foram evacuados, na noite desse domingo (28/4), por apresentar risco de desabamento, na Buritis 4, em Planaltina. Três deles foram interditados para avaliação.

De acordo com o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF), no térreo de um dos prédios funciona um supermercado. Moradores chamaram os bombeiros após notarem rachaduras na parede, além de ouvirem estalos.

As edificações evacuadas e interditadas são um prédio com quatro apartamentos e sete pessoas; um prédio com um apartamento com quatro pessoas; um prédio com sete apartamentos e 18 pessoas.

Uma casa com oito moradores foi evacuada, mas não interditada. No entanto, uma nova avaliação será feita nesta segunda-feira (29/4) para avaliar se a interdição deve ser feita.

O prédio seguirá para avaliação da Defesa Civil.

Riscos

Em janeiro de 2022, o Correio publicou uma reportagem para auxiliar moradores do Distrito Federal a identificar risco de desabamento e sinais de perigo em edificações. De acordo com o perito Dickran Berberian, “fim da vida” de uma edificação passa por pelo menos três estágios.

A partir do primeiro, é recomendado que a pessoa deixe o local imediatamente e acione o Corpo de Bombeiros. “A quebra de vidros de janelas e portas é o primeiro estágio. Geralmente, o vidraceiro deixa um espaço de folga entre o vidro e o local em que é instalado e quando há a quebra dele, é porque eles estão sofrendo pressão da estrutura que está se movendo”, explica o perito.

“Em seguida, quebram-se os gessos e as rachaduras se tornam maiores. É nesse momento que existe um vetor psicológico do morador que já passa a ter pesadelos de que a estrutura irá cair”, conta. Por último, o concreto passa a cair e o desabamento é esperado.

Fonte: https://www.correiobraziliense.com.br/cidades-df/2024/04/6847175-predio-e-evacuado-e-interditado-em-planaltina-apos-risco-de-desabamento.html