Manutenção

Rachaduras

Estrondo assusta moradores de prédio no Espírito Santo

sexta-feira, 24 de março de 2023

Estrondo em prédio com rachaduras assusta moradores em Cariacica, no ES

Moradores saíram do apartamento com medo do prédio desabar depois de ouvirem o barulho. Defesa Civil já liberou o imóvel mediante o monitoramento semanal.

Moradores de um condomínio habitacional em Cariacica, na Grande Vitória, ficaram assustados depois que escutaram um estrondo vindo de um dos prédios na noite de quarta-feira (17).

De acordo com uma moradora que não quis se identificar, após o barulho, por volta das 19h, diversas rachaduras apareceram na parte de fora e de dentro do bloco 06, o prédio mais atingido. O imóvel fica no residencial Vale Vila Platina, em Campina Grande.

"Cada bloco tem cinco andares com 10 apartamentos cada. Em alguns andares, como no quinto, por exemplo, a cerâmica do piso se soltou em vários pontos dos corredores", comentou a moradora.

Acionada, a Defesa Civil da Prefeitura de Cariacica esteve no local para atender os moradores de forma emergencial e interditou o bloco 6 de forma preventiva após identificar um estufamento dos pisos e recalque (afundamento) na fundação.

Na manhã da última quinta-feira (18), uma nova vistoria foi realizada por três engenheiros da defesa civil. Após a análise, a pasta decidiu liberar a área mediante o monitoramento semanal que, por ser uma área particular, deverá ser feito por uma empresa qualificada contratada pelo condomínio.

A prefeitura também pediu um estudo detalhado, que também deverá ser feito pelo condomínio, para identificar a real causa do estufamento dos pisos e afundamento da fundação.

Em entrevista à TV Gazeta, o técnico em automação industrial Wallace Rodrigues, morador do bloco 06 do condomínio, disse que o imóvel é novo e que os moradores devem procurar a construtora.

"Quem tinha parente, foi para a casa de parente; quem não tinha, foi para hotel. Esse é um condomínio novo, foi inaugurado em 2015, e precisamos de uma resposta da empresa. Os tetos estão quase desabando", comenta.

A MRV, empresa responsável pelo construção do condomínio, informou por meio de nota que, assim que tomou ciência do ocorrido, encaminhou uma equipe técnica para o local e averiguar a real situação e entender a origem do estrondo.