Coluna: De Olho no Mercado

Energia renovável mais barata para condomínios

Soluções da Raízen Power descomplicam o uso de energia limpa em condomínios, eliminando a necessidade de altos investimentos. Entenda!

30/08/23 05:34 - Atualizado há 8 meses
Energia gerada em usinas é revertida em descontos na conta de condomínios
Raízen Power torna energia renovável acessível para condomínios
Reprodução/ Divulgação

Se por um lado a sustentabilidade em condomínios tem sido uma demanda crescente, os custos elevados de algumas tecnologias podem ser um impeditivo para que síndicos consigam implementá-las, especialmente quando se trata da energia renovável.

Com o intuito de reverter esse cenário, possibilitando que a transição energética seja cada vez mais acessível, a Raízen Power opera usinas de geração de energia elétrica por meio de fontes limpas e renováveis, como a solar, biomassa proveniente do bagaço da cana-de-açúcar, pequenas centrais hidrelétricas e biogás de aterros urbanos, às quais os condomínios podem ser conectados.

Deste modo, o investimento em placas solares, obras ou manutenções deixa de ser uma preocupação e os condôminos passam a usufruir dos seguintes benefícios:

• Economia na conta de luz;
  • Redução do impacto ambiental;
  • Valorização de imóveis;
  • Diversificação da matriz elétrica;
  • Selo de Energia Renovável.

Soluções adequadas às características de cada condomínio

Presente em território nacional, a Raízen Power disponibiliza duas alternativas para condomínios que desejam aderir à energia renovável: Geração Distribuída Compartilhada e Mercado Livre de Energia.

Geração Distribuída Compartilhada

Na primeira opção, a solução é dedicada aos condomínios conectados em redes de baixa tensão. "Nessa modalidade, que funciona como um plano de assinatura, a energia da nossa usina é injetada na rede elétrica, gerando créditos de energia na conta do condomínio concedidos pela distribuidora local, que resultam em descontos na fatura. Com isso, é possível economizar pelo menos 10% nos gastos com energia todos os meses", detalha Camilo Reis, gerente comercial da marca.

Tratando-se de um modelo de desconto garantido, as compensações variam conforme a bandeira tarifária vigente adotada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Assim, quando o preço da energia sobe com a entrada da bandeira vermelha em casos de escassez hídrica, a economia dos condomínios na conta de energia com a solução de geração distribuída da Raízen Power pode chegar a 20%, por exemplo, dependendo da região. Hoje, a Raízen Power tem essa oferta em 13 estados do Brasil.

Uma vez que o negócio é formalizado, o prazo para adequação da fatura é de 180 dias, dependendo do processo interno das concessionárias.

Mercado Livre de Energia

Condomínios conectados em alta e média tensão, por sua vez, têm chances de poupar a partir de 30% dos gastos ao contratar a Raízen Power como fornecedora pelo Mercado Livre de Energia.

O aumento do percentual se deve ao fato de que os preços, prazos, volumes e o período de contratação são negociados diretamente com a empresa. Vale ressaltar que o pagamento de tributos e encargos referentes ao uso da rede ainda será pago à distribuidora.

Por que utilizar a energia renovável da Raízen Power?

Em média, um condomínio que paga R$ 2 mil na conta de luz, costuma investir 50 vezes esse valor quando opta por instalar placas fotovoltaicas. Além disso, deve-se somar à conta todos os reparos e cuidados necessários para seu correto funcionamento.

Com as soluções da Raízen Power, todo esse processo é simplificado e barateado, garantindo a democratização do acesso à energia renovável.

Além disso, os clientes contam com a expertise da empresa, que está entre as maiores comercializadoras de energia do Brasil em volume, com expertise global em bioenergia e energia renovável.

Para contratar os serviços, o único pré-requisito é que o condomínio tenha um consumo mensal a partir de R$ 500,00. Assim, basta preencher os dados do empreendimento neste formulário e enviar a conta de energia mais recente.

Atualmente, há disponibilidade de energia nas usinas da Raízen Power em: Alagoas, Rio Grande do Norte, Bahia, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais, para condomínios conectados na modalidade de baixa tensão. Para os conectados em média ou alta tensão, não existe limite geográfico.

Nota: a coluna “De olho do mercado” se refere a informes publicitários. Esse tipo de texto publicitário serve para que um anunciante escolhido pela equipe do SíndicoNet explique como funciona seu produto ou serviço de maneira diferenciada. O SíndicoNet não trabalha com matérias pagas, e essa é a nossa maneira de lhe dizer que esse conteúdo é publicitário, e que foi escolhido cuidadosamente para você, nosso leitor. Caso tenha dúvidas sobre outros conteúdos publicitários no nosso portal, por favor, nos escreva aqui. Isso reafirma o nosso compromisso com a transparência do nosso conteúdo.