O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Artigos e opiniões

Advertência, multa e outras sanções a fumantes no condomínio

Saiba em que situações o síndico pode proibir o uso de produtos fumígenos, como cigarro, tabacos, narguilé, charutos e cachimbos

26/10/22 07:20 - Atualizado há 1 ano
WhatsApp
LinkedIn
Homem vestindo camiseta xadrez fumando cigarro na sacada
Fumaça, cheiro e cinzas podem incomodar os vizinhos e gerar grandes problemas nos condomínios
iStock

Dentro de qualquer condomínio devem prevalecer as regras de boa convivência entre todos os moradores. Para isso, cada pessoa precisa fazer sua parte, ciente de que possui direitos e deveres, como todos os demais. 

Um dos conflitos de convivência que costumam acirrar a relação de moradores de condomínios é a questão dos fumantes, sejam eles de cigarro, tabaco, narguilé, charutos, cachimbos, etc. Fumaça, cheiro e cinzas podem incomodar os vizinhos e gerar grandes problemas.

Conheça abaixo como lidar com essa situação.

1) O que o condomínio pode proibir?

O condomínio pode proibir todos os tipos de produtos mencionados acima, mas somente em locais de uso coletivo, como hall e corredores, restaurantes e clubes. Não importa que o ambiente seja parcialmente fechado por parede, divisória, teto ou toldo. 

Estas normas estão previstas na lei federal nº 12.546/2011, ou seja, válida em todo o território nacional.

Além disso, é importante verificar se existe alguma lei em âmbito estadual ou municipal com outras regras e restrições sobre o assunto.

Em Curitiba (PR), por exemplo, existe a Lei Municipal nº 13.254/2009, que proíbe também a utilização de qualquer produto derivado do fumo em todos os recintos de uso coletivo, público ou privado, independentemente de sua natureza ou razão jurídica, como área comum de condomínios residenciais e edifícios

2) O que o condomínio não pode proibir 

Por outro lado, para aqueles que consomem produtos fumígenos, não estão proibidos de utilizá-los no interior de sua unidade privativa, desde que, obviamente, não causem incômodos aos vizinhos. 

3) Quais as consequências caso as regras sejam desobedecidas 

A Lei nº 12.546/2011, chamada Lei Antifumo, mencionada anteriormente, prevê multas que vão de 2 mil reais à 1,5 milhão de reais, a depender da infração!

4) Posso chamar a polícia?

É possível que o caso venha a envolver a polícia, a depender da substância utilizada (caso seja ilegal), além de plenamente possível a aplicação de advertência e multa (de até 10 vezes o valor do condomínio). 

(*) Letícia Neves é advogada atuante no Direito Imobiliário. Sócia do Bopp e Neves Sociedade de Advogados | Instagram @leticineves | www.boppeneves.com.br | contato@boppeneves.com.br

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet