Espaço SECOVI

Segurança em condomínios

Secovi-SP e PM assinam documento para ampliar "Vizinhança Solidária"

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Secovi-SP e Secretaria de Segurança estudam plano para combater assaltos a condomínios

Claudio Bernardes, presidente da entidade, entregou documento ao secretário Fernando Grella Vieira durante Ciclo de Palestras para Síndicos e Administradoras, dia 6/2

O Secovi-SP (Sindicato da Habitação) apresentou ao secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo,  Fernando Grella Vieira,  na quinta-feira, 6/2, o plano de trabalho para desenvolvimento de um convênio entre as duas instituições com o intuito de implementar um programa de prevenção a assaltos e arrastões a condomínios no Estado de São Paulo. A iniciativa é da vice-presidência de Administração Imobiliária e Condomínios do Sindicato.

O documento foi assinado pelo presidente do Sindicato, Claudio Bernardes, e pelo secretário durante o primeiro Ciclo de Palestras para Síndicos e Administradoras do ano. O plano de trabalho prevê uma série de ações integradas entre as polícias e o Sindicato, como elaboração de materiais educativos e sua distribuição em condomínios em todo o Estado, realização de palestras por porta-vozes da polícia na sede do Secovi-SP e regionais no interior, realização de campanhas educativas para estimular condôminos, principalmente síndicos, a participar dos Conselhos Comunitários de Segurança  (Conseg) de suas regiões.

A ampliação do programa Vizinhança Solidária, que consiste em formar bolsões de segurança entre prédios, residências e comércio, também está prevista. Dentro do programa, a Polícia Militar orienta os participantes a compartilhar sistemas de rádio para informar sobre movimentações suspeitas ou assaltos. O Vizinhança Solidária teve início em Santo André, região metropolitana de São Paulo, e já foi implantado nos bairros do Itaim Bibi e da Vila Olímpia, na Capital. A iniciativa tem colhido bons resultados e é prioridade da Diretoria de Polícia Comunitária da Polícia Militar para 2014.

Para Claudio Bernardes, o convênio a ser celebrado estabelece uma sólida aliança entre as duas instituições. “É nosso dever ajudar as autoridades naquilo que for possível, levando informações, trabalhando a conscientização de condôminos e funcionários, propondo modelos que tornem nosso patrimônio e nossas vidas menos vulneráveis”, falou o presidente do Secovi-SP na abertura do evento.

“A colaboração de todos é importante para combater o problema da segurança. É questão de cidadania. São iniciativas como essa que contribuem na obtenção de melhores resultados", disse Grella em seu pronunciamento. “Contando com o Secovi-SP como parceiro, nossas iniciativas se tornarão mais efetivas, já que esta é uma entidade que congrega os administradores de condomínio e poderá sistematizar este intercâmbio e fazer com que as informações cheguem de maneira mais consistente. Ao invés de usarmos canais isolados, contaremos com a entidade. Os resultados serão mais expressivos”, destacou o secretário.

Relembrando resultados positivos da já existente parceria entre Secovi-SP e Secretaria, o vice-presidente de Administração Imobiliária e Condomínios do Sindicato, Hubert Gebara, ressaltou o compromisso da entidade no combate à criminalidade.

“Se um dia vamos erradicar totalmente os assaltos, ainda não sabemos. Mas se não dermos agora os primeiros passos na direção certa, nunca chegaremos ao fim da jornada. Se não acertamos agora, a jornada cessa. A polícia está fazendo o que pode. É um dever do Estado. Mas a responsabilidade é de todos nós. Também é nossa obrigação”, disse.

O evento ainda teve palestra do coronel Glauco de Carvalho, diretor de Polícia Comunitária e Direitos Humanos da Polícia Militar de São Paulo, que falou justamente sobre medidas de prevenção contra delitos em condomínios, destacando o Vizinhança Solidária.

Fonte: http://www.secovi.com.br/