O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Administração

Pets comunitários

Selo Condomínio Amigo dos Animais é lançado no Rio de Janeiro

sexta-feira, 24 de março de 2023
WhatsApp
LinkedIn
Animais de rua podem ser adotados pelo condomínio
Iniciativa de lei visa melhorar a convivência entre animais e moradores de condomínios
Reprodução/ iStock

Selo vai reconhecer condomínios cariocas que prestarem auxílio a animais abandonados

Lei que cria a iniciativa entrou em vigor no dia 11 de outubro. Veja os detalhes

Entrou em vigor no dia 11/10/2022 a Lei Municipal nº 7.596/22, que institui o Selo Condomínio Amigo dos Animais no Rio de Janeiro. Proposta pelo vereador Dr. Marcos Paulo, a medida tem por objetivo incentivar e promover a prestação de assistência básica a animais comunitários que estejam em situação de abandono.

Dentre os critérios que serão avaliados para concessão do reconhecimento, que terá validade de um ano, estão: alimentação, abrigo, higiene e cuidados com saúde. Mediante comprovação de que isto continua sendo cumprido, ele poderá ser renovado periodicamente. 

Segundo o advogado André Junqueira, especialista em direito condominial e colunista do SíndicoNet, esta é uma boa lei no sentido de criar uma campanha que traga atenção para o tema, mas ainda muito tímida. "Seria mais interessante trazer outros benefícios para os condomínios que assumem a guarda desses animais, incentivando a sociedade  a integrá-los", pontua.

Apesar de já publicada em Diário Oficial, fato que torna a iniciativa válida na cidade, algumas especificações ainda devem ser regulamentadas. A expectativa é que dentro deste mês sejam definidos o órgão que irá fiscalizar os empreendimentos, a apresentação visual do selo e quem deve produzi-lo.

"Ainda mantenho a orientação de que a presença do animal comunitário deve ser aprovada em assembleia, apesar de acreditar que o decreto não exigirá isto, pois seria indevido. Assim, caso já houver um costume do condomínio de alimentá-los em áreas comuns, a reunião só vai ratificar a prática", complementa Junqueira.

Conforme a justificativa apresentada para o projeto, este deve ainda atuar na melhoria do convívio entre condôminos e seus pets, tendo em vista que a presença destes costuma gerar conflitos, que podem ser convertidos em litígios judiciais.

Confira, no vídeo abaixo, mais informações sobre a adoção de animais de rua por condomínios:

Leia também:

Com informações da Câmara Municipal do Rio de Janeiro

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet