Vingança por denúncia

MG: Ex-síndico vai a júri popular por assassinato de condômina

quarta-feira, 23 de agosto de 2023

[Atualização] Ex-síndico que matou vizinha em Betim é condenado a 21 anos de prisão

Vítima teria questionado as contas do condomínio durante a gestão do autor. Homem ficou enfurecido após receber uma intimação da Justiça e cometeu o crime

O ex-síndico de um prédio em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, foi condenado a 21 anos de prisão pela morte de uma vizinha em outubro de 2022. A mulher foi morta a tiros dentro da residência onde morava. O julgamento aconteceu nessa terça-feira (15).

De acordo com a denúncia, o homem era síndico do prédio e chegou a discutir com a mulher devido a uma prestação de contas do período em que era administrador do edifício. Após receber uma intimação judicial, o autor ficou enfurecido e matou a mulher.

De acordo com a promotora de Justiça Júnia Barroso Oliveira Balsamão, “a violência com que o réu agiu é impressionante. Ele arrombou a porta do apartamento e executou a vítima que estava junto aos três filhos e a mãe, uma idosa. E tudo isso por vingança, considerando que a vítima e outros moradores, questionavam em reunião de condomínio a prestação de contas referente ao período em que o acusado era síndico”, explicou Júnia Barroso.

Ainda conforme a promotora de Justiça, “a condenação do réu foi muito importante. Nada vai diminuir a dor do luto dessa família, mas sabemos que a impunidade não imperou, É para isso que o MPMG trabalha diariamente e especialmente para o acolhimento dos familiares da vítima. Temos, portanto, um final de trabalho muito importante com a condenação do réu e o acolhimento dos familiares de D.P.S.

A Justiça negou ao acusado o direito de recorrer da decisão em liberdade.

Fonte: https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2023/08/16/interna_gerais,1546925/ex-sindico-que-matou-vizinha-em-betim-e-condenado-a-21-anos-de-prisao.shtml

Síndico acusado de matar professora após denúncias é julgado nesta terça (15) em Betim

Dilene Pereira dos Santos já havia denunciado o síndico por violência e levantou suspeitas sobre contas do condomínio; investigado vai a júri popular por homicídio duplamente qualificado

O homem de 44 anos acusado de matar uma professora de 48 anos em outubro de 2022 em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, vai ser julgado nesta terça-feira (15) na 1ª Vara Criminal da cidade. O réu era síndico do prédio em que a vítima morava e teria cometido o crime após ser denunciado por ela.

De acordo com a denúncia, Valter Pereira Júnior morava no mesmo prédio da professora Dilene Pereira dos Santos, no bairro Vila Recreio. Na noite do dia 1º de outubro de 2022, Valter teria invadido o apartamento de Dilene e feito quatro disparos contra a mulher, na frente dos filhos da vítima. Valter fugiu logo após o crime, mas foi localizado e preso no bairro Honório Bicalho, em Nova Lima, escondido na casa do filho.

Segundo o Ministério Público, o assassinato seria uma vingança contra Dilene, que teria questionado as contas do prédio no período em que Valter era síndico. A família alegou, na época, que Valter teria tomado a decisão de matar Dilene após receber uma intimação da Justiça. Eles acreditam que a ação tenha sido planejada pelo acusado.

Dilene fez duas denúncias contra o investigado em 2021. A primeira foi em julho, quando a mulher disse que o síndico era problemático, insultava ela nos corredores e chegou a jogar um balde de água nela. Em setembro, ela voltou a denunciá-lo após o acusado jogar outro balde na direção dela.

Valter vai a júri popular na manhã desta terça-feira (15), respondendo por homicídio duplamente qualificado (por motivo torpe; e com traição, emboscada, dissimulação ou outro recurso que dificulte ou impossibilite a defesa da vítima). O acusado está preso desde o crime no Presídio de Nova Lima.

Na época do crime, os familiares precisaram ir até às redes sociais para desmentir boatos de que a discussão teria sido motivada por questões políticas, já que o assassinato foi na véspera do primeiro turno. O Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Belo Horizonte (Sind-REDE BH) emitiu uma nota de pesar na época, lamentando o assassinato.

Fonte: https://www.itatiaia.com.br/editorias/cidades/2023/08/15/sindico-acusado-de-matar-professora-apos-denuncias-e-julgado-nesta-terca-15-em-betim