Edifício Joelma

SP: Tragédia que revolucionou segurança predial completa 50 anos

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024
14 pavimentos foram destruídos pelas chamas
Tragédia revolucionou padrões de combate e prevenção a incêndios em prédios
Reprodução/ g1/ TV Globo

Edifício Joelma: relembre tragédia que há 50 anos deixava 187 mortos e centenas de feridos em incêndio

Fogo começou em ar-condicionado de escritório e se alastrou por cortinas e carpetes. Vítimas caíram do edifício, no Vale do Anhangabaú, em São Paulo. Bombeiros que trabalharam no combate às chamas serão homenageados nesta quinta (1º) pela Câmara Municipal.

Há 50 anos, a cidade de São Paulo viveu uma das maiores tragédias registradas no Brasil: o incêndio no Edifício Joelma, no Vale do Anhangabaú, no Centro. Foram 187 mortos e mais de 300 de feridos.

O fogo começou com um curto-circuito no ar-condicionado do escritório de um banco no 12º andar e se alastrou por cortinas e carpetes. A fachada, sem proteção contra as chamas, também foi tomada.

Os escritórios estavam cheios quando o fogo começou, por volta das 8h30 da sexta-feira, 1º de fevereiro de 1974. O Joelma foi consumido pelas chamas três anos depois de ficar pronto, em 1971.

Naquela época, a capital tinha 5 milhões de habitantes, e o prédio de 25 andares estava entre os mais altos da cidade. As imagens daquela manhã chuvosa estão no Memória Globo.

O fogo durou mais de três horas e destruiu 14 pavimentos. Segundo os registros, os botijões de gás nas copas das empresas explodiram e lançaram blocos de paredes.

Os helicópteros que tentavam fazer o resgate não conseguiam pousar no topo, que era coberto com telhas de amianto e não havia escadas de incêndio ou heliponto na cobertura. Mais de 60 pessoas que fugiram para o terraço morreram carbonizadas. Outras caíram ou se atiraram do prédio.

O "Jornal Nacional", na época, mostrou as imagens do incêndio e da ação dos bombeiros. O cinegrafista Reynaldo Cabrera filmou a queda de um homem do último andar do prédio.

Depois de ser tomado pelo fogo, o prédio passou por reforma, e a segurança foi reforçada. A tragédia alertou para a falta de estrutura dentro de edifícios e serviu para criar a primeira legislação de segurança da cidade, regulamentando a prevenção e o combate a incêndios.

A Justiça de São Paulo, um ano depois, considerou que o incêndio no Edifício Joelma foi criminoso devido às instalações elétricas precárias e condenou por imperícia, negligência e omissão o engenheiro, o gerente de uma empresa de ar-condicionado e três eletricistas.

Homenagem aos bombeiros

A Câmara Municipal de São Paulo entrega nesta quinta-feira (1) à tarde o Prêmio Coronel Hélio Barbosa Caldas, em memória às vítimas e os sobreviventes do incêndio. O prédio fica ao lado da Câmara.

O evento premiará 11 bombeiros que trabalharam combatendo as chamas e, atualmente, têm entre 70 e 90 anos. Veja abaixo a lista dos profissionais homenageados:

• Lisias Campos Vieira, 72 anos;
  • Eduardo Boanerges Soares Barbosa, 77 anos;
  • Augusto Carlos Cassaniga, 83 anos;
  • Rufino Rodrigues de Oliveira, 92 anos;
  • Luiz Alves Grangeiro, 78 anos;
  • Francisco Assis dos Santos, 77 anos;
  • Pedro Ortiz Caceres, 74 anos;
  • Roberto Silva, 81 anos;
  • João Simão de Souza, 73 anos;
  • Franclin de Jesus Ferreira, 75 anos;
  • Celio Moterani, 76 anos.

Tragédia em 2018

Um prédio de 24 andares pegou fogo e desabou na região do Largo do Paissandu, no Centro de São Paulo, na madrugada de 1º de maio de 2018. O local era uma ocupação irregular, e moradores afirmam que o fogo começou por volta da 1h30 no 5º andar e se espalhou rapidamente pela estrutura. O flagrante da queda foi registrado pela TV Globo.

Imagens do cinegrafista Abiatar Arruda mostraram que os bombeiros tentavam resgatar um morador na hora que o prédio caiu. Ricardo teria saído do prédio quando o fogo começou, mas voltou para ajudar pessoas que estavam nos andares mais altos. À época, sete pessoas morreram e duas seguem desaparecidas.

Moravam 291 famílias no antigo prédio em que um dia funcionou a sede da Polícia Federal em São Paulo e tinha o apelido de prédio de vidro. Marco da arquitetura modernista, o edifício Wilton Paes de Almeida havia sido tombado em 1992 por ser considerado "bem de interesse histórico, arquitetônico e paisagístico", o que garantia "a preservação de suas características externas".

Por três meses, as famílias desabrigadas moraram em frente à igreja que fica no Largo do Paissandú. Deixaram o local após aceitarem morar em albergues e algumas foram para outras ocupações no Centro.

As 7 vítimas do desabamento:

Francisco Lemos Dantas, 56 anos; Walmir Sousa Santos, 47 anos; Ricardo Oliveira Galvão Pinheiro, 39 anos; Alexandre de Menezes, 40 anos; Selma Almeida da Silva, 40 anos; Werner da Silva Saldanha, 10 anos; Wendel da Silva Saldanha, 10 anos.

Desaparecidos:

Eva Barbosa da Silveira, 42 anos; Gentil de Souza Rocha, 53 anos.

Fonte: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2024/02/01/edificio-joelma-relembre-tragedia-que-ha-50-anos-deixava-187-mortos-e-centenas-de-feridos-em-incendio.ghtml