Convivência

Transfobia no Maletta

Preconceito tem ocorrido em tradicional prédio de BH

sexta-feira, 24 de março de 2023

Caso de transfobia no Maletta, em BH, é apurado pela OAB

Funcionárias transexuais de um bar que fica dentro do edifício relatam que foram alvo de preconceito por parte de outros comerciantes e da administração do condomínio

A Comissão de Diversidade e Gênero da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) apura uma denúncia de discriminação no tradicional Edifício Maletta, que fica no Centro de Belo Horizonte. Funcionários transexuais de um bar reclamam que foram alvo de preconceito por parte de outros comerciantes e da administração do condomínio.

“Desde que a gente começou a trabalhar aqui, as pessoas trans que trabalham aqui, começaram a sofrer preconceito, a sofrer discriminação”, disse a gerente do bar, Libernina.

Por causa do preconceito, a decisão foi de fechar o bar, já que todas as funcionárias são transexuais.

O episódio mais recente foi uma briga com o síndico do condomínio. Em um vídeo feito por celular, o administrador do condomínio questiona uma placa com os dizeres “Bar ao lado é transfóbico e escroto”.

“Esta placa aqui, você está ofendendo o lado de lá”, disse. Mas uma das mulheres rebate: “A gente é que sofreu transfobia”.

Libernina reclamou que já havia relatado ao síndico o problema de preconceito antes, mas que providências não foram tomadas. “Ninguém nunca tomou providências de dizer ‘olha, o que está acontecendo? Nós vamos resolver’”.

O caso foi parar na Comissão de Diversidade Sexual e Gênero da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). “A gente teve conhecimento do caso, através de algumas delas, que entraram em contato com alguns membros da nossa comissão. A partir daí, a gente ouviu o relato delas. E agora, vamos formalizar oitiva para a ouvidoria da OAB tomar as providências”, falou Paulo Bahia, presidente da Comissão.

O dono do bar vizinho e a administração do Edifício Maletta não se pronunciaram sobre o assunto.

Fonte: https://g1.globo.com/