Coleta de lixo

Condomínio em Uberaba reclama de coleta em feriado

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Sem caçamba, empresa deixa de fazer coleta de lixo, diz síndico

Moradores de condomínio no bairro Pontal reclamam que funcionários da Limpebras, empresa contratada pelo município para realização da coleta de lixo, deixaram de fazer o recolhimento no feriado da Sexta-feira Santa, depois que os condôminos se recusaram a contratar caçambas de lixo.

De acordo com o síndico do condomínio, Matheus Daur Carriço, a medida seria uma maneira de a empresa forçar os moradores a contratar o serviço de caçambas apenas para facilitar o serviço dos funcionários da coleta de lixo.

“A questão é que nós já temos funcionários que colocam o lixo na rua na hora certa para o recolhimento. Nós temos uma casinha onde o lixo fica guardado. Mas na última sexta-feira (3) eles passaram aqui dizendo que não iam recolher o lixo e não recolheram. O lixo acabou dormindo lá na porta do condomínio e aqui são 512 moradores. Eles alegaram que não poderiam fazer a coleta porque havia um carro na frente. Acontece que a Prefeitura não colocou nenhuma placa ou pintou faixa, e eu não posso proibir ninguém de parar o carro, sendo que não está sinalizado”, afirma.

Como os funcionários, segundo Carriço, se recusaram a recolher o lixo na sexta-feira, a próxima data seria domingo, mas ele afirma que a equipe retornou ao endereço no sábado e recolheu o lixo que havia dormido do lado de fora. Porém, o síndico reclama que, diferente de outras coletas, restos de lixo ficaram espalhados pela porta do condomínio.

Conforme informações repassadas pelo secretário municipal de Infraestrutura, Roberto Indaiá, através da assessoria de comunicação, a legislação municipal que normatiza a coleta de lixo na cidade não prevê regras específicas para a realização do serviço em condomínios. Ou seja, a coleta de lixo em condomínios não difere em nada do serviço oferecido aos cidadãos que possuem casa em Uberaba. Segundo ele, o que os munícipes devem fazer é colocar o lixo em recipiente adequado para fora, geralmente em sacolas plásticas, nos dias definidos à coleta, para que os caminhões façam o recolhimento.

Hoje, alguns condomínios utilizam caçambas para colocar o lixo dos condôminos, mas, segundo a Limpebras, esta não é uma norma da empresa e que a coleta no bairro Pontal tem sido feita regularmente. E informa que em alguns dias o acesso ao local onde o lixo do condomínio é recolhido foi dificultado pelo estacionamento de veículos, mas que não impedia que a coleta fosse feita. A empresa afirma ainda que funcionários apenas sugeriram ao condomínio que contratassem caçambas para facilitar a coleta, embora a proposta não condicionasse o serviço.

Quanto à definição da contratação de uma caçamba para acondicionar o lixo, bem como de permitir ou não o estacionamento na área destinada à coleta, a Prefeitura afirma que esta é uma questão de interesse e de responsabilidade do condomínio e não do município.

Fonte: http://jmonline.com.br/