Suspeita de abandono

RJ: Criança morre após sofrer queda do 4º andar de prédio

terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

[Atualização - 28/02] Menino que caiu de prédio no Andaraí tentou passar para o quarto da avó pela janela, diz Conselho Tutelar

Até a última atualização desta reportagem, mãe de Hallan ainda não tinha sido encontrada.

O menino Hallan Luis Silva Ramos, de 7 anos, que morreu na manhã deste domingo (26) ao cair do apartamento onde morava no Andaraí, tentou passar de um quarto para outro quando se desequilibrou e foi ao chão.

A TV Globo apurou que, de acordo com o Conselho Tutelar de Vila Isabel, Hallan estava em casa com o irmão mais velho, de 9 anos, sem a presença de responsáveis. Segundo a conselheira tutelar, por volta das 11h30, a criança subiu na janela para passar para o quarto da avó por fora, mas escorregou e despencou.

Em uma rede social, Jessica afirmou que não deixou os filhos a sós.

“Só quero que parem de falar o que não sabem. Eu não deixei meus filhos sozinhos, o meu único erro foi ter confiado em quem não deveria. Respeitem minha dor, só eu sei o quanto eu amava e fazia de tudo pelos meus filhos!”, escreveu.

Aristóteles Almeida Filho, advogado e vizinho de andar, contou que ouviu quando Hallan gritou ao se desequilibrar.

"Ninguém viu. Ele estava em casa, foi atravessar do quarto dele para o da avó dele pelo lado de fora. Escorregou e caiu. Quando eu escutei o grito, corri para a janela e o vi batendo aqui embaixo. Eu corri, desci e tentei reanimar, mas já estava difícil. Ele estava sem vida", lembrou.

O Corpo de Bombeiros foi acionado e atestou o óbito ainda no local. Segundo os militares, que foram acionados às 12h23, o corpo da criança foi retirado do local às 16h45 sem a presença da mãe.

O caso foi registrado na 20ª DP (Vila Isabel), que investiga se houve abandono de incapaz com resultado de morte.

Abandono e insalubridade

Policiais militares que foram checar a queda disseram à Polícia Civil que ouviram de testemunhas que era comum as crianças ficarem sem responsáveis no imóvel.

Na hora da queda, estavam em casa só os dois filhos mais velhos – o menor, de 4 anos, havia sido deixado na casa de parentes.

No registro de ocorrência obtido pela TV Globo, os policiais militares relataram que ouviram de testemunhas que a mãe costumava sair e deixar as crianças mais velhas sozinhas, e que no domingo ela teria saído para um passeio de barco.

Os PM foram ao apartamento da família e contaram que estava em "estado deplorável, com bagunça e deterioração".

O caso foi registrado na 20ª DP, que investiga se houve abandono de incapaz com resultado de morte.

A queda foi de uma altura de cerca de 20 metros. Apesar de o apartamento ficar no segundo andar, há outros três pavimentos abaixo: o térreo e dois lances de garagem.

[27/02/23] Menino de 7 anos morre após cair de apartamento no Rio de Janeiro

Garoto estava no apartamento sozinho com o irmão, de 9 anos. Polícia Civil do Rio de Janeiro investiga se houve abandono de incapaz

Um menino de 7 anos morreu, nesse domingo (26/2), após cair do 4º andar do prédio em que morava no Andaraí, na Zona Norte do Rio de Janeiro (RJ). Segundo informações da Polícia Militar (PMERJ), a criança foi deixada sozinha com o irmão de 9 anos no apartamento.

A Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar informou, em nota, que uma equipe da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Andaraí foi acionada durante a tarde para uma ocorrência na rua Dona Amélia.

No local, agentes encontraram a criança, que morreu na hora, caída no chão. Os bombeiros foram chamados e constataram o óbito.

O caso foi registrado na 20ª Delegacia de Polícia Civil, que investiga as circunstâncias da tragédia e apura se houve abandono de incapaz com resultado de morte.