O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Artigos e opiniões

Eleições 2022: Manifestações políticas em condomínios

Ouvir jingles de candidatos, panelaços, bandeiras nas sacadas, distribuição de santinhos podem ser práticas passíveis de advertência e multa. Veja os limites

06/10/22 05:51 - Atualizado há 1 ano
WhatsApp
LinkedIn
Homem gritando com holofote branco nas mãos
Quando a manifestação política em condomínios é extrapolada, pode se enquadrar como perturbação do sossego
iStock

A vida em condomínio tem se tornado cada vez mais um celeiro de novidades. Em especial, a partir do isolamento social em que fomos obrigados a nos recolher em nossas casas, e aquela unidade habitacional que por vezes era usada apenas como um dormitório, tornou-se um local onde as pessoas passaram a conviver diariamente por horas a fio, tendo que treinar seu senso comum forçosamente

As relações de vizinhança, antes relegadas aos cumprimentos no elevador, de certa maneira se estreitaram e daí surge um olhar mais detido sobre identidade de ideias, valores, gostos e inclusive de escolhas políticas.

Ocorre que muitas vezes, as manifestações de pensamento político livre – direito constitucionalmente garantido –, acabam por incomodar os vizinhos e demais moradores de um condomínio.

O questionamento que se faz é: Qual o limite para manifestação política em um condomínio? 

Pois bem. Refletindo sobre tal questão, ainda mais neste momento fervilhante de debates políticos em razão das eleições, sabe-se que os ânimos se exaltam. 

Por isso, cabe ao síndico entender como agir e estabelecer regras para que haja harmonia na convivência daqueles que defendem posicionamento político diverso. 

Alguns pontos que emergem dessa questão:

1) Ouvir constantemente em som alto jingles de candidatos

2) Bandeira de partido e candidato na sacada 

3) Panelaço e apitaço

4) Distribuição de “santinhos” e propaganda política nas dependências do condomínio

Abordados os principais pontos que envolvem tais questões, chega-se à conclusão de que caminham no mesmo patamar de direitos fundamentais a manifestação política e o direito de viver plenamente em sossego na sua propriedade. 

Assim, cabe à gestão do condomínio trabalhar com transparência, convocando os moradores para um diálogo. Dessa forma, impede que o momento de discussões políticas não se torne uma questão que venha trazer problemas internos e disputas desnecessárias aos vizinhos.

Na política, temos adversários de ideias e propostas; não inimigos. Pensem nisso! 

(*) Advogada e mestre em direitos fundamentais.

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet