Falta de água

Condomínio em Suzano reclama para Sabesp, que nega racionamento

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Moradores de condomínio de Suzano reclamam de falta de água

Síndico diz que água acaba à noite e volta só no dia seguinte.Sabesp nega que exista racionamento em qualquer cidade. Moradores de um condomínio com 360 apartamentos em Suzano reclamam da falta d'água. Eles dizem que há mais de uma semana o abastecimento praticamente não é feito. As famílias fazem o que podem para economizar a pouca água disponível.

A aposentada Tânia Gandolfo está se desdobrando para não deixar roupa acumulada para lavar. Ela ainda cuida do marido doente e a missão fica mais difícil com a falta de água. "Eu não tenho como ligar a máquina. Então tudo é feito em baldes e no chuveiro. Em um, eu esfrego e no outro enxaguo e só levo para secar na máquina. Assim gasto menos água. Meu marido tem que tomar dois banhos por dia. A hora que ele quer ir no banheiro tem que ser naquele horário. E se não tenho água, como fica o banheiro?"

O zelador Luiz Ribeiro encontrou uma maneira de tentar economizar água nos banheiros coletivos. Ele coloca uma garrafa plástica dentro da caixa de descarga que fica acoplada ao vaso sanitário. "

A caixa tem um volume de água. Se você colocar algo dentro o espaço ocupado pela garrafa não é ocupado por água, consequentemente você economiza."

Os moradores acham que a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp)  está fazendo racionamento. O síndico Celso de Almeida Júnior conta que a água acaba por volta das 19h e só retorna no outro dia de manhã. Sem pressão, ela não chega até a caixa. Ele já fez várias reclamações na empresa.

"A água não chega, o relógio fica parado. A gente liga na Sabesp e eles dizem que está tudo certo. Eles não mandam ninguém para verificar e estamos nessa situação insustentável há mais de uma semana."

A Sabesp informou que não há racionamento, rodízio, nem qualquer restrição de consumo em nenhuma das 360 cidades operadas pela empresa no Estado de São Paulo. De acordo com a empresa, o abastecimento na Rua Regina Cabalau Mendonça, no Jardim São Luiz, onde fica o condomínio, está normal e dentro da norma regulamentar brasileira que estabelece a pressão.

A companhia informou ainda que vai encaminhar outra equipe ao endereço para verificar se há algum problema dentro do condomínio.

Fonte: www.g1.com.br