Fogo em Brasília

Extintores não funcionam em condomínio, mesmo dentro da validade

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Em restaurante no SIG, extintor de incêndio não funcionou. Bombeiros apuram caso

Um princípio de incêndio ocorrido na cozinha de um  restaurante no Setor de Indústrias Gráficas (SIG) reacendeu um alerta entre os comerciantes da região: a necessidade de vistoriar frequentemente o sistema de combate a incêndios. Mesmo com diversos extintores no condomínio, o Centro Empresarial Barão de Mauá, na Quadra 4, nenhum deles teria funcionado e foi necessário utilizar os equipamentos de um prédio vizinho.

O incidente ocorreu há cerca de uma semana. De acordo com Dener Navarro, funcionário do restaurante Mango, os sprinklers (chuveiros automáticos de extinção de incêndio) chegaram a funcionar, mas a água atingiu a rede elétrica e causou um curto-circuito, o que aumentou as chamas.

“Quando o fogo aumentou, os sprinklers pararam de funcionar. Com isso,  tentamos usar os extintores do prédio, mas nenhum   funcionou, mesmo estando dentro do prazo de validade. Fomos obrigados a pedir emprestado no condomínio vizinho, até que o Corpo de Bombeiros chegou e finalizou o combate à fumaça”, relatou.

O incêndio teria começado após esquecerem a fritadeira elétrica ligada na tomada. Segundo Navarro, mais de dez extintores  foram acionados, mas todos falharam. Depois de controlada a fumaça, os bombeiros chegaram a testar quatro deles, que também não funcionaram. Com isso, a corporação levou os equipamentos para serem periciados. O laudo  deve ficar pronto em   30 dias.

Os extintores estavam dentro do prazo de validade e haviam sido recarregados recentemente pela empresa que presta serviços ao condomínio. Apesar disso, o  funcionário do restaurante reclama da falta de manutenção da rede de combate a incêndios.

“Se  estivesse funcionando de verdade, as chamas teriam sido controladas rapidamente. O técnico que veio arrumar a rede constatou que estava fora dos padrões de adequação, e até mesmo a bomba de pressurização do ar deu curto. Isso é um perigo para todo mundo”, afirmou Dener.

Administração garante vistorias

A administração do condomínio Barão de Mauá informou que paga uma empresa especializada para  a manutenção da rede de combate a incêndios e que, mensalmente, técnicos fazem vistorias preventivas e corretivas.

Ainda de acordo com a gestão do espaço, o sistema de combate a incêndios estava funcionando normalmente, seguindo as normas de segurança, e foi prejudicado após o incêndio no restaurante.

À espera do laudo

A administração ressalta que   somente após o laudo técnico emitido pelo Corpo de Bombeiros  será possível saber o motivo das falhas dos extintores. Além disso, o condomínio assegurou que segue todas as recomendações e normas técnicas para manter a segurança do local e evitar qualquer tipo de acidente, inclusive incêndios.

Credenciada pelo CBMDF, a empresa de extintores   disponibilizou novos equipamentos ao edifício e   repara  toda a rede de combate a incêndio do prédio.

Comprovação de erro implica em punição

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a falha de extintores não é algo comum.

“Às vezes ocorre, mas não é algo constante. Quando isso acontece, o procedimento que tomamos é levar para o laboratório e fazer uma perícia para constatar o motivo de o extintor não funcionar”, explicou o chefe da Diretoria de Vistoria do CBMDF, coronel Vicente Tomaz.

Segundo ele, são inúmeros fatores que podem prejudicar o funcionamento do extintor, como pó ou técnica de recarga, entre outros. “Se for comprovada falha da empresa, ela perde o credenciamento emitido pelo Corpo de Bombeiros  e pode responder judicialmente”, destaca.

Tomaz explica que a responsabilidade pela manutenção de rede de combate a  incêndios é do condomínio, e que o Corpo de Bombeiros somente fiscaliza. “O correto é contratar uma empresa ou profissional para fazer a manutenção predial com frequência. É preciso vistoriar tudo, não só a parte de combate a incêndios, mas também a hidráulica e elétrica. O aconselhável são revisões periódicas mensais”, indica o militar.

O coronel destaca ainda a importância de fazer testes de incêndio e analisar bombas para ter certeza de que o sistema está funcionando corretamente.

Saiba mais

É necessário que os condôminos conheçam os locais onde estão instalados os extintores e outros equipamentos de proteção contra fogo.
Não se deve   obstruir o acesso aos extintores ou hidrantes, tampouco retirar lacres, etiquetas ou selos colocados no corpo dos equipamentos. O aconselhável é não mexer nesses objetos  a menos que seja necessária a    utilização.

Fonte: http://www.jornaldebrasilia.com.br/