O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Ambiente

Medidas verdes

Plantio de árvores é opção, mas pede profissionais habilitados do condomínio

quinta-feira, 22 de agosto de 2013
WhatsApp
LinkedIn

 Condomínios investem no plantio de árvores  

O objetivo é aumentar a qualidade de vida dos moradores. De acordo com o Sindicondomínio/DF, é preciso que o edifício possua profissionais habilitados para o desenvolvimento das atividade
 
Muitos condomínios começaram a investir em ações sustentáveis, e uma delas é o plantio de árvores. Hoje, algumas espécies arbóreas já integram a decoração dos edifícios. Seja na varanda dos apartamentos, na área comum ou de passeio público, e nos jardins, a dica é valorizar os pontos positivos da construção. 
 
Segundo José Geraldo Pimentel, presidente do Sindicato dos Condomínios Residenciais e Comerciais do Distrito Federal (Sindicondomínio/DF), tudo aquilo que estiver no espaço privado que forma o condomínio deve ser administrado conforme as normas contidas na convenção.
 
"Não recomendo que os condôminos façam ou exerçam a atividade de zelar pelo patrimônio de todos, o correto é que o condomínio tenha um quadro de profissionais habilitados para o desenvolvimento das atividades", conta. 
 
Para que o projeto saia como o esperado, é importante procurar um profissional especializado em paisagismo. Dr. Pimentel lembra que todo cuidado é pouco na hora de contratar o serviço."As raízes superficiais das plantas podem quebrar o piso", sinaliza. 
 
Os jardins também precisam passar por um cálculo estrutural, já que as árvores não podem exceder o tamanho permitido. "Um erro no cálculo estrutural significa dores de cabeça para o síndico e condomínio, pois será preciso arcar com os prejuízos, como problemas na rede elétrica, por exemplo", acrescenta o presidente do Sindicondomínio/DF. 
 
Outra novidade é que o mercado tem apostado em terrenos com vegetação predominante. De acordo com o presidente, nesse caso, o comprador é responsável pela conservação do espaço. 
 
"A questão de poda de árvores no inteiro do condomínio, deve preceder da contratação de uma empresa especializada para realizar o serviço. Quanto à questão do meio ambiente, recomendamos que o síndico primeiramente consulte a Delegacia do Meio Ambiente (DEMA) para saber o regramento que deve seguir a este respeito, e caso isto não aconteça, poderá o sindico ser penalizado pela deliberação arbitrária", explica Dr. Pimentel. 

Fonte: http://www.pautas.incorporativa.com.br/

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet