Rose Brandão

Você considera seu síndico bom até ouvir o primeiro não?

Artigo de síndica profissional reforça a importância dos moradores desempenharem um papel ativo na construção de um condomínio mais amigável e cooperativo

21/09/23 12:11 - Atualizado há 7 meses
A mudança real e duradoura no condomínio também depende do comportamento e do comprometimento dos próprios moradores

É compreensível que a atuação do síndico em um condomínio possa gerar diferentes reações entre os moradores. Ser síndico é uma tarefa desafiadora, pois envolve tomar decisões que nem sempre serão populares entre todos os moradores.

Algumas pessoas podem não concordar com as escolhas do síndico e expressar sua insatisfação de maneiras diversas, inclusive através de grupos de WhatsApp.

No entanto, é importante destacar que a função do síndico é administrar o condomínio de acordo com as leis, a convenção e o regulamento interno, buscando o bem-estar coletivo e a valorização dos imóveis.

Isso pode envolver a aplicação de regras, a fiscalização de cumprimento das normas e a tomada de decisões que visem ao melhor interesse da comunidade condominial como um todo.

Os moradores que desejam manter "usos e costumes" que visam conveniências e não estão de acordo com as normas estabelecidas podem encontrar conflitos com o síndico, especialmente quando o mesmo busca trazer profissionalismo à gestão do condomínio.

Contratar um síndico profissional pode ser uma alternativa interessante para condomínios que buscam uma administração mais especializada e objetiva. Os síndicos profissionais geralmente possuem experiência e conhecimento sobre as leis condominiais, o que pode facilitar o cumprimento das normas e garantir a valorização do patrimônio dos condôminos.

É importante que os moradores entendam que, mesmo que a administração seja profissional, nem todas as decisões serão de agrado individual. O síndico deve agir de forma imparcial e justa, buscando sempre o equilíbrio entre os interesses dos moradores e o cumprimento das normas do condomínio.

Para lidar com situações de conflito ou insatisfação, é fundamental promover a comunicação entre os condôminos e o síndico, possibilitando que questões sejam discutidas de maneira aberta e transparente. A assembleia de condôminos é o espaço adequado para debater e decidir sobre questões importantes que afetam a vida de todos os moradores.

Em última instância, a busca pela harmonia e convivência saudável no condomínio deve prevalecer, e é responsabilidade de todos.

Como o síndico pode lidar com a oposição de moradores no condomínio

É comum em ambientes condominiais haver opiniões divergentes entre moradores e a administração, especialmente quando surgem obras ou necessidades de cumprir determinadas normas e regulamentações.

A exigência de uma Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) é uma prática comum em obras que envolvem atividades técnicas realizadas por profissionais de engenharia ou arquitetura. É uma forma de garantir que a obra está sendo realizada por um profissional habilitado e responsável, o que é fundamental para a segurança do condomínio e de seus moradores.

Quando um morador está acostumado a não seguir tais procedimentos ou não estava ciente da necessidade desses documentos, pode reagir negativamente à cobrança. A percepção de que a administração está agindo de forma rigorosa pode levar à insatisfação e até mesmo a críticas ao síndico e aos demais aspectos de sua gestão.

Esse tipo de conflito pode causar estresse e sobrecarga ao síndico, pois ele pode receber muitas demandas de e-mails e críticas constantes. É compreensível que essa situação possa levar alguns síndicos a desistirem do cargo e a rescindirem o contrato com o condomínio.

Para evitar ou lidar com esses problemas, é importante que o síndico comunique claramente aos moradores sobre as regras, regulamentos e necessidades legais do condomínio, incluindo a exigência de documentação técnica em obras. Além disso, a transparência nas decisões administrativas pode ajudar a construir um ambiente mais colaborativo entre a administração e os moradores.

A boa comunicação, a paciência e a empatia são fundamentais para resolver conflitos e construir um ambiente harmonioso no condomínio. Se houver descontentamento entre os moradores, é interessante buscar a mediação para encontrar soluções amigáveis para as questões em discussão.

Embora o papel do síndico seja fundamental na gestão e na resolução de problemas no condomínio, é igualmente importante que os moradores também desempenhem um papel ativo na construção de um ambiente mais amigável e cooperativo.

O síndico, muitas vezes, investe tempo e esforço em atualizações e treinamentos para oferecer um serviço de qualidade aos moradores. No entanto, a mudança real e duradoura no ambiente do condomínio também depende do comportamento e do comprometimento dos próprios moradores.

Em um mundo marcado por desafios e tensões, nosso lar, nosso condomínio, deve ser um refúgio de paz e harmonia. É um lugar onde compartilhamos espaços, experiências e, idealmente, criamos laços de amizade e solidariedade.

Em vez de permitir que a violência e os conflitos prevaleçam, vamos trabalhar juntos para cultivar mais amor e menos violência em nosso condomínio.

(*) Formada em Administração de Empresas pela FMU. Certificada em Administração de Condomínios pelo Secovi. Atua como Síndica Profissional na empresa Exclusiva Síndico.