Coluna: De Olho no Mercado

Velocidade sob controle no condomínio

Motorista irresponsável é um dos problemas mais frequentes em um condomínio para síndico e moradores. Mas dá para “educar” o apressadinho e garantir a segurança nas áreas de comum acesso

31/10/19 06:09 - Atualizado há 4 anos

Não faltam razões para discussões e, dependendo do caso, até penalizações aos moradores no que diz respeito às áreas de circulação interna de veículos do condomínio.

Nada, porém, é mais grave do que a falta de responsabilidade em dirigir em velocidade acima do permitido no condomínio. O abuso de velocidade é a falta que mais gera problemas a administração, para falar o mínimo. Imagine lidar com atropelamento de uma criança ou de um idoso dentro de um condomínio, onde seria um ambiente mais seguro para se morar.

Quando se trata de modificar comportamentos, o desafio é grande. E, infelizmente, nem sempre as campanhas internas como cartazes, lombadas e sinalização são suficientes para reverter hábitos arraigados. Uma medida mais drástica – como o uso de lombadas eletrônicas semelhante ao que vemos em ruas e avenidas – certamente surtirá mais efeito.

A velha história da parte mais sensível de uma pessoa ser o bolso também vale nesse caso. Ou seja, depois da advertência, a multa – aplicada com a devida comprovação da infração fornecida por algum equipamento.

Esta foi a ideia da equipe de engenheiros da Elektra Sinalização. No mercado desde 2016, a empresa trabalhava inicialmente com sistemas indicadores de velocidades em rodovias em cinco estados brasileiros

Observando a necessidade de condomínios e empresas, a Elektra Sinalização decidiu levar conhecimento e tecnologia para esses locais ao criar as Lombadas Eletrônicas Educativas de Velocidade. A solução também atende outros espaços privados, como estacionamentos e empresas com grande circulação de veículos onde é necessário estar atento aos limites de velocidade, visando a segurança de todos.

As vantagens do uso das Lombadas Eletrônicas Educativas de Velocidade

• Segurança e conforto;
  • Inovação;
  • Sem custos de infraestruturas;
  • Respeito ao meio ambiente, não utiliza energia elétrica convencional.

Como funciona

A Lombada Eletrônica Educativa de Velocidade utiliza tecnologia Doppler, que é a mesma usada nos radares móveis de fiscalização nas estradas do País. Ele registra a imagem dos veículos que excedem a velocidade, com data, hora e velocidade

O equipamento exibe em um display a velocidade instantânea do veículo, acendendo um sinal verde para os condutores que estiverem abaixo ou no limite da velocidade estabelecida, e um flash para os condutores que estiverem ultrapassando esse limite.

Ao ser detectado, o registro de velocidade estará disponível na nuvem, podendo ser consultado pelo responsável do condomínio em segundos. O que também é uma proteção jurídica interessante para o condomínio no caso desse veículo se envolver em algum acidente por abuso de velocidade.

Conforme experiência recente em um condomínio, foi possível reduzir a velocidade média da avenida principal, que era de 50 a 60 km/h, para 30 a 35 km/h. Antes de qualquer notificação aos moradores, o equipamento é um grande aliado nas questões educativas no que se refere aos limites de velocidade.

Como é feito o controle

A Lombada Eletrônica Educativa de Velocidade trabalha com tecnologia 4G, portanto, não há necessidade de dispor de investimentos com infraestrutura de dados. O condomínio não precisa instalar sensores, nem fazer obras no pavimento. Basta chumbar uma base no chão onde será fixado o equipamento.

A céu aberto, a Lombada Eletrônica dispensa o uso de energia elétrica convencional, pois trabalha com tecnologia fotovoltaica.

O controle é feito por meio de um aplicativo. Uma conta de e-mail exclusiva do condomínio recebe todas as imagens feitas durante o dia, semana ou mês. Para facilitar a pesquisa, quando necessário, a Elektra faz a gestão das imagens dos veículos que ultrapassaram a velocidade num ranking dos mais apressados. Muito útil, especialmente para condomínios grandes, com uma quantidade elevada de veículos que circulam diariamente.

Os serviços de triagem prestados pela Elektra Sinalização monitoram também veículos de visitantes ou terceiros. Quando um visitante chega, o responsável da portaria apenas digita a placa do veículo em um APP e linka à unidade do morador. Se o visitante ou terceiro ultrapassar o limite de velocidade e, principalmente, se houver reincidência, a responsabilidade é do condômino.

Não há como deixar para depois a reflexão sobre segurança. Quando a questão é colocar ordem e harmonia nas áreas de comum acesso e na circulação de veículos em geral, as iniciativas vão trazer conforto e segurança aos moradores e responsáveis pela administração.

• Saiba mais enviando um e-mail para: contato@elektrasinalizacao.com.br.

Nota: a coluna “De olho do mercado” se refere a informes publicitários. Esse tipo de texto publicitário serve para que um anunciante escolhido pela equipe do SíndicoNet explique como funciona seu produto ou serviço de maneira diferenciada. O SíndicoNet não trabalha com matérias pagas, e essa é a nossa maneira de lhe dizer que esse conteúdo é publicitário, e que foi escolhido cuidadosamente para você, nosso leitor. Caso tenha dúvidas sobre outros conteúdos publicitários no nosso portal, por favor, nos escreva aqui. Isso reafirma o nosso compromisso com a transparência do nosso conteúdo.